JRM - Produção de lixo aumenta, coletando mais de 70 toneladas por dia, nos últimos dez dias no Município de Arroio do Sal/RS

Interpraias

Produção de lixo aumenta, coletando mais de 70 toneladas por dia, nos últimos dez dias no Município de Arroio do Sal/RS

COMPARTILHE ISSO:


Nesta primeira semana de 2019, em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Schmitt, informa dados preocupantes referentes ao aumento da produção de lixo na cidade em comparação com a mesma época, nos dois últimos anos. Na alta temporada, nos anos de 2017 e 2018, no período de Ano Novo, a cidade contou com 80 mil habitantes e, neste ano de 2019, passou para 130 mil somente no feriado de Réveillon.
A Secretaria de Meio Ambiente estava preparada para a coleta de lixos no feriado do Ano Novo com base em dados do ano passado. Ocorre que tanto a população quanto a quantidade de lixo foi muito superior ao esperado, chegando a recolher mais de 70 toneladas de lixo por dia. Por esta razão, as empresas contratadas para a coleta e operação do transbordo tiveram dificuldades para se adequar nestes primeiros dias da temporada, devido ao aumento da demanda, o que já foi solucionado.
Estatisticamente, a estimativa de produção de lixo por pessoa é de 700 gramas, porém, neste período de festas, onde recebemos mais de 100 mil pessoas, a produção aumentou em 30% em comparação com os anos anteriores, devido ao número de pessoas em nossa praia.
“Neste ano de 2019 iniciaremos a construção do novo pavilhão do transbordo e a implantação da triagem de lixo, além de colocarmos lixeiras individuais identificadas para orgânicos e secos. Entretanto, para que tudo isso ocorra é fundamental a conscientização de todos em preservar o meio ambiente, fazendo sua parte na separação do lixo”, ressalta o Secretário.
Em dezembro de 2017 foi publicada uma pesquisa da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em que se constatou o aumento da produção de lixo em 222%, em Arroio do Sal: www.fee.rs.gov.br/noticias.
Texto: Francine Peixouto Fonte/Foto: Prefeitura de Arroio do Sal

 

Comentários

Comentar esta notícia Comentar esta notícia