Operação Desmanche é realizada no município de Balneário Pinhal
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou na terça-feira (09/01) a Operação Desmanche no município de Balneário Pinhal. Realizada no litoral do Rio Grande do Sul no âmbito da Operação Verão, esta é a primeira edição da força-tarefa em 2024. A ação teve como alvo uma empresa de reciclagem e, até o momento, estima-se a apreensão de 22 carcaças veiculares.
A ação deflagrada em Balneário Pinhal contou com um efetivo de 27 servidores, integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP. No local fiscalizado esta manhã, foram localizados veículos acondicionados de forma irregular, o que gerou uma notificação por parte do CBM.
A cada nova edição, a força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos em fim de vida útil sujeitos à desmontagem. O principal objetivo da Desmanche é inibir a venda de peças sem origem, reduzindo, de forma indireta, roubos e furtos de veículos no Rio Grande do Sul.
Para o coordenador da operação, tenente-coronel Jefferson Eroni, “É fundamental interromper o comércio ilegal de peças roubadas ou furtadas para contribuir para a melhoria dos indicadores criminais, principalmente aqueles que têm como alvo automóveis”. Criada em 2016, a força-tarefa é realizada de forma permanente pela SSP e é constituída pelas cinco instituições vinculadas da pasta. Hoje, a ação chegou hoje à 131.a edição em Balneário Pinhal.
Balanço 2023
A Operação Desmanche foi marcada por algumas edições com recorde de apreensão ao longo de 2023. Em agosto, por exemplo, a força-tarefa apreendeu 1.000 toneladas em uma empresa de desmontagem irregular de caminhões, no município de Estrela. No mesmo mês, foram apreendidas mais de 470 toneladas de sucata automotiva em Caxias do Sul.
No ano passado, foram realizadas 25 edições da Operação Desmanche, que resultaram em 21 prisões em flagrante, 8 veículos recuperados e quase 2.900 toneladas de sucata apreendida. Entre janeiro e dezembro e 2023, a força-tarefa foi deflagrada em 23 municípios gaúchos.
Fonte/ Foto: DetranRS