Operação Fios e Cabos fiscaliza empresas de sucata no litoral do RS 

Operação Fios e Cabos fiscaliza empresas de sucata no litoral do RS 

Foi deflagrada, na quinta-feira (11/01), a primeira edição da Operação Fios e Cabos no ano de 2024. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação ocorreu no município de Balneário Pinhal e teve como alvo cinco empresas de sucata. Até o momento, a ação resultou em três termos circunstanciados por crime ambiental e outras quatro notificações por parte do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). 

A ação realizada nesta manhã está inserida no âmbito da Operação Verão Total, que teve início no dia 16 de dezembro e segue até o dia 10 de março nas praias, lagoas e balneários gaúchos. Durante os meses de verão, os municípios litorâneos do RS têm um significativo aumento da população. A fim de evitar que o aumento de movimento venha acompanhado do aumento de criminalidade, a SSP coordena uma série de ações integradas para garantir a segurança de turistas e moradores da região. 

A Operação Fios e Cabos tem o objetivo de coibir a venda de fios e cabos de alta tensão de procedência ilegal, a fim de diminuir o roubo e o furto desses materiais da rede de iluminação pública. Criada em 2022, a ação chegou à 26ª edição. Não houve apreensão de material nos locais fiscalizados hoje. 

A SSP conduz a Operação Fios e Cabos de forma permanente, com a participação das instituições vinculadas da pasta. A força-tarefa deflagrada em Balneário Pinhal contou com um efetivo de 29 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Polícia Civil (PC), além de funcionários da própria secretaria. 

Fonte/Foto: SSP RS 

Deixe um comentário