Operação Desmanche é deflagrada em Santo Antônio da Patrulha 

Operação Desmanche é deflagrada em Santo Antônio da Patrulha 

Ação foi proveniente de denúncia e resultou no recolhimento de 20 toneladas de sucatas 

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, na manhã, desta terça-feira (23/01), a 133.a Operação Desmanche, no município de Santo Antônio da Patrulha. O principal objetivo da força-tarefa é inibir a venda de peças sem origem, o que contribui para reduzir, de forma indireta, roubos e furtos de veículo no estado. Foi fiscalizada uma empresa que continha veículos armazenados irregularmente e que fazia comércio ilegal de peças e acessórios. Foram recolhidos 25 veículos, 20 toneladas de sucatas e 3 motores adulterados. A ação resultou na prisão do proprietário, que já possui antecedentes por receptação e clonagem de veículo. 

A cada nova edição, a força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos em fim de vida útil, sujeitos à desmontagem. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população ao fazer denúncias colabora para as investigações e as soluções dos crimes. “A população que perceber a comercialização irregular de peças veiculares pode realizar denúncias, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia, pelo telefone 181, ou via Denúncia Digital 181, no site da SSP, em https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital”, destaca. 

A ação deflagrada contou com a participação de 26 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da própria SSP. 

Redução de ocorrências e recorde de apreensões 

O ano de 2023 foi marcado por reduções expressivas dos indicadores de roubos de veículo no estado. Pela segunda vez no ano, os roubos de veículo apresentaram uma queda histórica na capital. Em outubro, foram registrados 86 casos, o que representa uma queda de 42,5% em relação a outubro de 2022, quando foram computadas 150 ocorrências. A segunda melhor marca dos últimos 13 anos foi registrada em julho de 2023, com 100 casos. 

Peças com procedência registrada 

 As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página. 

Texto: Anelize Sampaio – SSP 
Revisão: Elen Azambuja – SSP 

Fonte/Foto: SSP RS 

Deixe um comentário