PRF e SAMU realizam transporte aéreo de paciente entre Capão da Canoa e Caxias do Sul
Na quinta-feira (25/01), a Polícia Rodoviária Federal e o SAMU realizaram o transporte de um paciente renal. O voo foi realizado como um teste de operacionalização de transporte aéreo de emergência.
O paciente renal, um idoso de 73 anos, residente em Caxias do Sul, estava em Capão da Canoa quando teve que ser internado na UTI após ter um quadro de sepse. Devido ao risco envolvendo o transporte terrestre, o SAMU realizou o acionamento da Divisão de Operações Aéreas da PRF no RS.
A rapidez do transporte aéreo é um fator essencial para salvar vidas, uma vez que uma viagem entre Capão da Canoa e Caxias do Sul, que levaria duas horas e meia caso fosse feita via terrestre, leva apenas meia hora sendo feita via aérea.
A utilização do helicóptero permite que o transporte de pacientes, órgãos destinos a transplante e/ou equipe médica seja feito com maior brevidade também pelo fato de que a aeronave pode realizar pousos no local adequado mais próximo possível, não sendo necessário que o pouso seja feito em um aeroporto.
O paciente transportado de Capão da Canoa foi encaminhado de helicóptero até o 1º Batalhão Independente de Aviação – Base Serra da Brigada Militar em Caxias do Sul, onde uma ambulância do SAMU estava em condições para realizar o restante do trajeto até o hospital.
Fonte/Foto: PRF RS