Desmanche: operação apreende carcaças de veículos em Santo Antônio da Patrulha 

Desmanche: operação apreende carcaças de veículos em Santo Antônio da Patrulha 

Secretaria da Segurança Pública (SSP) reforça ação após nova denúncia no município 

Após uma nova denúncia nesta semana, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou na quarta-feira (31/01), a 134.a Operação Desmanche, no município de Santo Antônio da Patrulha. As forças de segurança, que já haviam realizado uma ação no dia (23/01), voltaram ao município para inibir a venda de peças ilegais e reduzir os roubos e os furtos de veículo. Durante a manhã, foi fiscalizada uma empresa que continha veículos armazenados irregularmente e que fazia comércio ilegal de peças e acessórios. 

No local, foi encontrado um veículo em ocorrência de furto no bairro Restinga, Porto Alegre, com numeração do motor adulterada, além de outro motor e mais dois blocos de motores furtados, também com a numeração modificada. No total, nove toneladas de veículos, peças e partes de veículos automotivas foram recolhidas administrativamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

A força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos em fim de vida útil, sujeitos à desmontagem. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população, ao fazer denúncias, colabora para as investigações e as soluções dos crimes. “Retornamos ao município de Santo Antônio da Patrulha, após denúncias a respeito deste local, onde havia a possibilidade de encontrarmos veículos em situação de furto e roubo, além de motores adulterados”. 

A ação deflagrada contou com a participação de 25 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP. 

Denúncias: telefone 181 

As denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). As denúncias são fundamentais para determinar os alvos da operação, e as forças de segurança utilizam as informações recebidas na elaboração de ações de combate ao crime. 

Peças com procedência registrada 

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página. 

Texto: Anelize Sampaio – Ascom SSP 
Revisão: Elen Azambuja – Ascom SSP 

Fonte/Foto: SSP RS 

Deixe um comentário