APAE de Santo Antônio é um dos 51 Centros de Atendimento em Saúde do Estado credenciados para atender as necessidades específicas de pessoas com TEA
A APAE de Santo Antônio da Patrulha é um dos apenas 51 Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Estado credenciados para atender as necessidades específicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, em solenidade realizada na última segunda (05/02), no Palácio Piratini.
Na ocasião, o governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, assinaram os termos de ampliação do Programa TEAcolhe, no qual está inclusa a APAE. “A partir de agora, a APAE estará habilitada a realizar 1.200 atendimentos por mês, para aproximadamente 150 pacientes de toda a região. A Administração Municipal entende a importância desta ampliação da atenção às pessoas com TEA, sendo sempre parceira do Governo do Estado e da APAE para auxiliar na redução desta demanda reprimida na atenção em saúde mental”, destacou o secretário municipal da Saúde, Toninho Selistre.
O TEAcolhe foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde em 2021 como uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os centros regionais, por sua vez, são destinados ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.
Os CAS são serviços regionais especializados que acompanham pessoas com autismo em todo o seu ciclo de vida, e devem contar com, pelo menos, seis profissionais com formação em TEA e capacidade de efetuar, no mínimo, 1.200 atendimentos mensais.
Também participaram da cerimônia a coordenadora de Saúde Mental do município, Fernanda Kauffmann, o presidente da APAE, José Alfeu Wermann, e a diretora administrativa da entidade, Mônia Santos.
Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Social – ASCOM