Prefeito de Osório se reúne com representantes do Governo Federal para tratar sobre os royalties
Na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o Prefeito Roger Caputi participou de reunião na Casa Civil, em Brasília, onde tratou sobre a possibilidade da retomada dos royalties para o município de Osório. O encontro contou com a presença do secretário especial da Casa Civil e representante do ministro Rui Costa, Bruno Moretti, assessores do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, do advogado e ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim da Rosa, da procuradora de Osório Janine Costa dos Santos e do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT).
Durante a reunião, foi apresentado um vídeo explicativo de toda a operação desde a monoboia em Tramandaí até o sistema de tancagem, onde foi esclarecido que 95% do petróleo passa por Osório.
O Prefeito Roger Caputi destacou que o município nos últimos meses tem se articulado para buscar a retomada dos royalties. Ele disse ainda que a reunião foi propositiva e com certeza haverá um desfecho positivo em breve. “Foi uma reunião muito importante onde tivemos a oportunidade de apresentar ao Governo Federal todos os aspectos que mostram que Osório tem direito aos royalties. Estamos buscando reaver esse recurso que é fundamental para o desenvolvimento do município. Temos certeza de que teremos novidades em breve”, frisou o Prefeito.
Conforme o deputado Lindemeyer, foi apresentado a importância do direito que Osório tem de receber royalties. “Há o entendimento que Osório tem direito, mas deve ser feita uma alteração no decreto que legisla a distribuição de royalties. Já estamos em contato com o Ministério de Minas e Energia e o ministro Alexandre Silveira e aguardamos uma data para um encontro onde estaremos apresentando as justificativas e solicitando a alteração do decreto para incluir Osório no rol de municípios recebedores de royalties”, destacou o deputado.
O advogado Pierre Emerim ressaltou que a reunião foi extremamente produtiva. “É uma pauta justíssima e acredito que Osório vai reaver os royalties ainda este ano”, frisou.
A audiência no Ministério de Minas e Energia deve acontecer em breve, entretanto ainda não há data confirmada.
Texto: Pietro Marques e DaPraia News
Fotos: Divulgação
Fonte: Comunicação Social