PATRAM DE TRAMANDAÍ APOIA NO RECOLHIMENTO DE BALEIA CACHALOTE
Na terça-feira (20/02), uma guarnição da Patram de Tramandaí e reforço da Operação Golfinho, realizou diligência próximo a guarita 140 no município de Tramandaí, a fim de verificar a situação atual de uma baleia Cachalote que se encontrava morta na orla marítima.
Foi feito acompanhamento e escolta de uma máquina carregadeira da prefeitura que fez o transporte do animal até o CECLIMAR (Centro de Estudos Liminiologicos e Marinhos).
O transporte transcorreu dentro da normalidade e, durante análise por biólogos e veterinários, foi constatado após exames minuciosos que se trata de uma baleia da espécie “Cachalote-pigmeu” (Kogia breviceps), fêmea jovem de 2,45 metros.
Esse animal se parece muito com a Jubarte-anão e suas características se destacam pela posição da nadadeira dorsal (uma fica no centro do corpo e a outra espécie fica mais para o lado da cauda), havendo ainda o diferencial de tamanhos.
Segundo Maurício Tavares, biólogo do CECLIMAR/UFRGS, essas duas espécies, até o ano de 1966 eram consideradas uma só e, após estudos, foi feita a divisão em duas espécies, cada uma com suas características.
Fotos: Sd PARISE
Texto: Ten Matias
Fonte: Comando Social do 1° BABM