IMBÉ É PIONEIRA EM INICIATIVAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS
As escolas da rede municipal de ensino de Imbé estão, desde abril de 2023, com a segurança reforçada. O governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), criou o cargo de vigilante escolar. Os servidores atuam durante o horário das aulas nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Um dos motivos que levou a contratação destes servidores foi a preocupação do prefeito Ique Vedovato em reforçar a segurança nas escolas, tendo em vista casos de crimes ocorridos em escolas do Brasil em 2023 — e a consequente inquietação que a situação provocou na comunidade escolar. Na época, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), o governo deslocou servidores da Guarda Municipal de Imbé (GMI) e da Vigilância Patrimonial (VP) para que atuassem nas instituições de ensino.
Com a designação dos novos vigilantes escolares, a segurança nas escolas passou a ser responsabilidade destes servidores, com os agentes da GMI e os VPs atuando nas suas funções de origem. No entanto, a Guarda Municipal segue fazendo patrulhamento nas escolas, auxiliando os estudantes nas travessias de faixa de pedestres.
Além disso, Imbé foi pioneira ao utilizar um aplicativo para telefones celulares com um botão de pânico. A tecnologia interliga as escolas com a GMI para ações imediatas em possíveis casos de violência nas escolas. O prefeito lembra que as equipes diretivas das escolas e alguns professores e servidores receberam treinamento para utilização da ferramenta.
“É um aplicativo de uso simples. Basta abri-lo e pressionar o botão por dois segundos. A Central de Operações da guarda receberá o comunicado em tempo real com georeferenciamento para localizar o ponto da ocorrência e, imediatamente, deslocar uma viatura até a escola”, explica Ique, lembrando que, felizmente, não há registros em Imbé de casos de violência nas escolas.
FOTO: Ivan de Andrade
FONTE: Prefeitura de Imbé