Deputados pedem ao TCE-RS auditoria no IPE Saúde
Em reunião na manhã de quarta-feira (06/03), deputados das bancadas do PT e PCdoB, solicitaram ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, a instalação de procedimentos de Inspeção Especial ou Extraordinária nas contas do IPE Saúde. O pedido foi motivado por alterações realizadas no plano de saúde da instituição que, segundo os solicitantes, podem levar à saída de um grande número de segurados.
Na solicitação, os deputados alertam para a situação preocupante do IPE Saúde, principalmente depois que o diretor-presidente, Paulo Oppermann, em entrevista, afirmou que para aumentar a remuneração dos serviços diante das tabelas defasadas, o IPE poderia pagar sobrepreço nos medicamentos e insumos utilizados em tratamentos.
O diretor assumiu publicamente a necessidade de uma auditoria para verificar fraudes, distorções no sistema, superfaturamento e reembolsos não efetuados, entre outros problemas. Marco Peixoto confirmou que o TCE-RS abrirá Inspeção Especial no IPE Saúde para que os técnicos do tribunal possam analisar a situação relatada pelos deputados.
Participaram da reunião, pelo tribunal de contas, o vice-presidente, conselheiro Iradir Pietroski; o 2º vice, conselheiro Renato Azeredo, além de Roberto Tadeu de Souza Júnior, diretor de Controle e Fiscalização, e a assessora da Presidência, Giovana Villanova Maciel. Também estiveram presentes os deputados do PT Adão Pretto Filho, Sofia Cavedon e Pepe Vargas, além de assessores e representantes dos parlamentares dos dois partidos.
Foto: Vinicius Reis
Fonte: Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação Social / TCERS