PRF flagra caminhões transitando com mais de 26 toneladas de excesso de peso em Terra de Areia
No começo da noite de quarta-feira (10/04), a Polícia Rodoviária Federal flagrou dois caminhões transportando toras de madeira com mais 13 toneladas de excesso de peso em cada um deles. O flagrante aconteceu na BR-101, em Terra de Areia
Na primeira abordagem os policiais flagraram um dos caminhões que evadiu-se da pesagem no posto de fiscalização da ANTT. Os policiais então reconduziram o caminhão para fazer a pesagem e foi comprovado um excesso de 13,2 toneladas na carga de toras de madeira. Logo em seguida, outra abordagem, os policiais conduziram outro caminhão semelhante, também com toras de madeira para a pesagem, o que resultou em mais 13,4 toneladas de carga acima do limite regulamentar. Esta já foi a terceira vez apenas este ano que este último caminhão é multado por transitar com excesso de peso.
O motorista disse aos policiais que apenas cumpre ordens e que o proprietário do caminhão sabe que anda com excesso de peso.
O excesso de peso em veículos de carga representa um fator de risco à segurança nas estradas, comprometendo a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo, além de causar danos significativos ao pavimento das rodovias e ao próprio veículo.
Os veículos foram multados e foram liberados somente após realizar o transbordo da carga excedente.
Fonte/Foto: PRF RS