BALNEÁRIO PINHAL: Novo poço artesiano da Corsan garantirá abastecimento para mais 11 mil habitantes

BALNEÁRIO PINHAL: Novo poço artesiano da Corsan garantirá abastecimento para mais 11 mil habitantes

Com o objetivo de garantir maior disponibilidade e qualidade da água oferecida à população, a Corsan colocará em funcionamento um novo poço artesiano em Balneário Pinhal, instalado na Avenida dos Serradores, no distrito de Túnel Verde.

O poço será interligado à rede na próxima semana, atendendo os 1.500 moradores do distrito, mas a sua capacidade de produção de água poderá atender até 11 mil pessoas, estimulando a instalação de indústrias e comércios de grande porte na região. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.

O novo poço tem capacidade para produzir 44 litros por segundo de água, promovendo maior segurança no abastecimento à população de 15 mil pessoas de Balneário Pinhal que, no verão, aumenta de forma significativa.

A estrutura conta com abrigo para os equipamentos eletromecânicos, casa de química (onde são dosados o cloro e o flúor) e cercamento. Serão implantados 30 metros de tubulação para a interligação à rede, faltando apenas, posteriormente, a ligação à rede de energia elétrica.

A perfuração de novos poços faz parte das melhorias na eficiência do saneamento planejadas pela Corsan para a região do Litoral Norte. “Além de Balneário Pinhal, em maio faremos também a interligação de dois outros poços em Osório. Queremos garantir o acesso contínuo e seguro da população à água potável, reafirmando nosso compromisso com a segurança no abastecimento da região”, afirma o diretor regional de operações, Fábio Arruda.

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Fonte/Foto: Gabriela Pacheco / Ascom Corsan

Deixe um comentário