Ação conjunta do Estado e FHGV mantém serviços essenciais no Hospital Tramandaí
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve na manhã desta quarta-feira (24/04) acompanhando as ações de transição na gestão do Hospital Tramandaí, no Litoral Norte.
No local, serviços como a UTI adulto permanecem funcionando normalmente. Há ainda no momento um processo em andamento para a contratação de uma empresa a realização de obras no teto e piso para a reabertura do centro obstétrico.
Na vista ao local, a secretária Arita falou da comissão formada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) com representantes da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), atual gestora do Hospital Tramandaí para acompanhar a transição durante o processo de troca de administradores. “A criação da comissão foi feita para que pudéssemos avaliar o andamento daquilo que é necessário para manter as atividades, de tal modo que as dificuldades pudessem também contar com apoio do Estado para evitá-las. O que nós não queremos é a desassistência”, disse.
O diretor técnico do Hospital Tramandaí, Diego Morales, destacou que a presença do Estado, com a visita da secretária Arita e o acompanhamento diário no local pela secretária adjunta Ana Costa, fortalece ainda mais esse vínculo entre as partes. “Isso nos dá tranquilidade para seguirmos em frente e fazermos essa transição de forma transparente, honesta e com o pensamento de que as coisas devem melhorar”, comentou.
Também participou do encontro a promotora Susana Cordero Spode, do Ministério Público do RS e o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Robson Brehm. No último dia 15 de abril foi publicado Termo de Dispensa de Licitação Eletrônica para a contratação emergencial de pessoa jurídica para atuar no Hospital Tramandaí.
As propostas da contratação emergencial devem ser encaminhadas para a Secretaria da Saúde (SES) até 29 de abril. A expectativa é de que o processo seja concluído em maio.
Atualmente com 131 leitos, o hospital está com o Centro Obstétrico e o Serviço de Obstetrícia fechados deste o início do mês.
Com a necessidade de reformas no piso e telhado, a SES deve encaminhar o processo para a obra em breve, com o intuito de que o local volte a funcionar até o final de maio.
Fotos: Guga Stefanello/SES
Fonte: SES RS