Boletim Corsan: REGIÃO CENTRAL É A MAIS AFETADA

Boletim Corsan: REGIÃO CENTRAL É A MAIS AFETADA

Dos 257 mil imóveis com o abastecimento de água comprometido, 164,5 mil são de Santa Maria e arredores

A Corsan trabalha, desde a manhã de segunda-feira (29/04), em regime de força-tarefa para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água pelas fortes chuvas e rajadas de vento que assolam diversas regiões do Estado.

O último boletim de atualizações emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia, aponta um total de 47 ocorrências de desabastecimento até às 11h30 desta quarta-feira (01/05). Dessas, 22 são causadas por falta de energia elétrica, 15 por alagamento afetando 257 mil imóveis em 25 municípios.

A região mais afetada é a Central, com o abastecimento comprometido em 14 municípios e um total de 164,5 mil imóveis. São eles: Agudo, Arroio do Tigre, Candelária, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Lagoa Bonita do Sul, Nova Palma, Passa Sete, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Silveira Martins, Sobradinho e Venancio Aires. Das 19 ocorrências, 8 são por falta de energia e outras 9 por alagamento.

A Região Nordeste é a segunda mais atingida com falta de água observada em 24 mil imóveis das cidades de Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Marques de Souza, São Sebastião do Caí e Taquari. São 5 ocorrências por alagamento e outras 5 por falta de energia. Na maior parte dos municípios afetados, as ocorrências se sobrepõem.
Nos demais municípios, as ocorrências são pontuais e estão sendo resolvidas pelas equipes de atendimento da empresa.

A Corsan alerta que, em virtude do escoamento das águas das bacias dos Rios Caí e Taquari para as regiões mais baixas, novas ocorrências poderão ser observadas nas cidades da Região do Vale dos Sinos e Metropolitana. O abastecimento poderá ser comprometido por vegetação e resíduos que obstruem as tubulações na captação, e o tratamento pode ser dificultado pela alta turbidez das águas. Também para essas situações a empresa está com equipes de prontidão.

SANTA MARIA


Por volta das 23h40 desta terça-feira (30/04), quando os acessos ao município foram liberados, chegaram a Santa Maria os sete caminhões-pipa que a Corsan deslocou para a cidade a fim de garantir o abastecimento de água principalmente nos hospitais. Um outro caminhão-pipa que já estava no município também irá ajudar no fornecimento.

Três bombas estão sendo instaladas para captar água do Rio Ibicuí para a estação de tratamento. Com esse sistema de bombeamento, a cidade deve atingir cerca de 70% da necessidade de abastecimento.

A Corsan segue realizando manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada até que seja possível normalizar todo o sistema. Também foi aumentada a vazão da Barragem do DNOS, para que mais água chegue até a estação de tratamento e possa ser distribuída às residências.


RIO IBICUÍ

Durante toda a madrugada desta quarta-feira (01º/05), equipe da Corsan trabalhou até onde obteve acesso no Rio Ibicuí para manter as bombas de captação de água funcionando após uma queda de energia elétrica, resolvida por volta das 20h de terça-feira. Com as bombas em funcionamento, chegou-se a 42% da captação necessária para abastecer Santa Maria.

Durante a manhã desta quarta (01/05), a companhia está desobstruindo o poço de bombas do sistema de captação com o auxílio de escavadeiras e e mergulhadores, na tentativa de aumentar a quantidade de água captada e enviada para a estação de tratamento. Alguns trabalhos estão impossibilitados em função das fortes chuvas no local, da falta de energia e das interrupções dos acessos por alagamento.

REFORÇO DAS EQUIPES

Equipes da Corsan foram reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja normalizada. A empresa também se colocou à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços.

MEDIDAS EMERGENCIAIS


Sem energia elétrica, as bombas que impulsionam a água das estações de tratamento para residências e empresas não funcionam, causando o desabastecimento. Para garantir o funcionamento desses sistemas, a Corsan adota medidas emergenciais, quando possível, como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e carros-pipa para o atendimento imediato à população.

A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site a Companha.

Fonte/Foto: Gabriela Pacheco / Ascom Corsan

Deixe um comentário