Hemocentro abrirá no sábado e precisa de reforço nos estoques de sangue

Hemocentro abrirá no sábado e precisa de reforço nos estoques de sangue

Diante situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretada pelo Governo do Estado em decorrência do grande volume de chuvas desde terça-feira (30/04), o Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), intensifica a mobilização para a doação de sangue no Hemocentro da Capital. Há risco de desabastecimento de hemocomponentes, principalmente de plaquetas de forma iminente e de hemácias já nos próximos dias.  

O serviço funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Além disso, estará aberto neste próximo sábado (04/05), das 8 às 12 horas para atendimento de doadores, com capacidade de atender até 140 doadores.  

A urgência é de sangue de todos os tipos. É importante que os doadores residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana possam realizar o deslocamento até o Hemocentro de forma segura, tendo muito cuidado com o risco de alagamentos e deslizamentos nas vias públicas.  

O Hemocentro do Estado está realizando o remanejamento de sangue coletado e já testado para serem utilizados nos hospitais, de acordo com as necessidades de transfusões de sangue. A falta de sangue para transfusões no interior do Estado se deve aos muitos pontos de bloqueio nas estradas, o que dificulta a logística para o envio de amostras de sangue os testes de necessários antes do uso em transfusões, realizados fora do RS.  

Para agendamento: saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue ou pelo (51) 3339-7330 e (51) 98405-4260 (WhatsApp) 

O Hemocentro fica localizado na av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre/RS.  

Mais informações em  doação de sangue 

Fonte/Foto: SESRS

Deixe um comentário