SMLU INICIA A REMOÇÃO DE AGUAPÉS DA FAIXA DE PRAIA DE IMBÉ
A beira-mar de Imbé recebeu no final de semana um tapete de aguapés ao longo da sua orla. As plantas desceram pelo Rio Tramandaí e acabaram se depositando por conta das correntes marítimas na faixa de areia, que compreende os molhes da Barra até o Balneário Imara.
O grande volume de aguapés de demais materiais orgânicos que se depositaram na beira da praia começaram a ser recolhidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SMLU) na manhã da segunda-feira (06/05). Nélida Pereira, secretária-adjunta de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMAPPA) ressalta que esse fenômeno é comum e ele ocorre sempre em proporções menores, mas que dessa vez se tornou muito volumosa a quantidade por conta das chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.
“O grande volume de chuvas dos últimos dias encheu as lagoas e o Rio Tramandaí, deslocando grandes quantidades de matéria orgânica, restos vegetais e acúmulos de sedimentos ligados às atividades urbanas e agrícolas, bem como grande volume de plantas aquáticas, como os aguapés, que se desprenderam e flutuaram para fora do estuário, descendo pelos rios e atingindo, através da vazante do rio, a faixa de areia em toda extensão do município”, pontua Nélida.
TEXTO: Márcio Sardá
FOTOS: Ivan de Andrade
FONTE: Prefeitura de Imbé