Como recuperar roupas atingidas pela enchente
Quando as águas baixarem, será a hora da retomada. Muitas roupas que foram atingidas pela enchente, por exemplo, poderão ser recuperadas “desde que muito bem higienizadas”, conforme explica a coordenadora dos cursos de Moda do Senac Novo Hamburgo, Natalya Figueiredo. “A higienização acontece através da lavagem que deve ser feita, indiscutivelmente, com água fervente e sabão neutro – para que possam ser desinfectadas. A quantidade de lavagens dependerá muito do grau de deterioração da peça. Contudo, sugerimos que o processo seria repetido, pelo menos, duas vezes”, aconselha.
Como higienizá-las para que possam ser usadas novamente? Veja as dicas de Natalya:
- Remoção de lama/detritos: remover todo lodo e sujeiras das roupas enxaguando as peças em água corrente. Essa é uma etapa muito importante de preparação para a lavagem;
- Pré-lavagem: após a remoção inicial e antes de lavar as roupas, é útil fazer uma pré-lavagem para ajudar a soltar a sujeira mais pesada. Deixe as roupas de molho em água quente com um detergente suave por algumas horas ou durante a noite;
- Lavagem: depois da limpeza prévia das peças, devemos lavá-las com água fervente e sabão neutro. Repetir o processo de lavagem até a água não apresentar nenhum resquício de sujeira;
- Secagem adequada: secar completamente as roupas, com boa ventilação;
- Inspeção: após a secagem, verificar se as peças estão aptas para uso. Caso ainda estejam sujas, repetir o processo de lavagem mais uma vez.
“Esse processo é muito importante, pois garante a desinfecção das peças de roupa que estarão em contato direto com o corpo”, enfatiza Natalya.
Colchões, travesseiros e bichos de pelúcia podem ser higienizados? A especialista aconselha que o destino seja a lixeira. “O ideal é que esse tipo de peça seja descartado, uma vez que são produzidos com materiais absorventes – que concentram muita contaminação e bactérias, sendo potenciais riscos de infecção”.
Dicas sobre doação de roupas nesse momento:
- Não doar roupas sujas e/ou em mau estado;
- Priorizar a doação de peças que serão úteis para quem está precisando, como: roupas funcionais (calças e camisetas), agasalhos, calçados confortáveis;
- Doar peças íntimas novas – que não tenham sido usadas;
- Separar as peças por idade/tamanho, gênero e tipo de roupa e os calçados por tamanho. Cuide para manter os pares juntos (amarre os cadarços).
O Senac Novo Hamburgo é um ponto de coleta para doações para as vítimas da catástrofe climática que o Rio Grande do Sul está vivendo. Quem puder doar roupas, mantimentos não-perecíveis, água, cobertores, colchões, etc, deve se dirigir à escola que fica localizada na avenida das Nações Unidas, n° 3760, Bairro Rio Branco.
Fonte/Foto: SENAC RS / USINA