Defesa Civil Alerta: Áreas com Risco Meteorológico

Defesa Civil Alerta: Áreas com Risco Meteorológico

Ainda seguem elevados os níveis no rio Jacuí, Sinos e Gravataí, e acima da cota de inundação no Guaíba, afetando principalmente as áreas urbanas mais baixas, mesmo que em declínio.

A situação é crítica na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, que ainda registra níveis acima das cotas de inundação.

Em função da previsão que indica chuvas volumosas para a metade sul, campanha e parte do centro do estado, entre os dias 22 e 24 de maio, indica-se a condição de possíveis extravasamentos da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo) nas regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.

Devido aos altos volumes acumulados para a região sul, fronteira oeste e campanha, conforme as áreas de risco sinalizadas nos mapas, são esperadas respostas hidrológicas, inicialmente com o extravasamento de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade, e em seguida a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação, ocasionando transtornos aos moradores das áreas de risco já afetadas anteriormente, além de alagamentos nos perímetros urbanos.

É indicada a condição de risco para para as bacias Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Santa Maria, Camaquã, Mirim São Gonçalo e Litoral Médio.

Devido aos volumes estarem localizados no sul, e associado ao cenário extremo que ocorreu na Região Hidrográfica do Guaíba, que segue escoando para a Laguna dos Patos e afetando a costa doce, espera-se a manutenção de níveis elevados na Laguna, com a tendência de uma nova elevação durante o período desse aviso.

Além disso, atenta-se para transtornos em função das respostas rápidas dos rios e arroios que deságuam na Laguna, com extravasamento da calha e superando as cotas de inundação.

Desta forma, indica-se a condição de INUNDAÇÃO SEVERA para as regiões destacadas em vermelho no mapa.

Se você mora em áreas ribeirinhas ou próximo de locais com histórico de alagamento, procure um local seguro para permanecer. Consulte informações específicas sobre a sua cidade junto à Defesa Civil do seu município.

Fonte/Foto: Defesa Civil RS

Deixe um comentário