Corsan realiza interligação de poço artesiano para fortalecer distribuição de água em Osório
A Corsan está fazendo, nesta sexta-feira (31/05), a interligação do poço artesiano do bairro Caravágio à rede de abastecimento. Para isso, já tinha sido instalado, há cerca de 30 dias, um quilômetro de nova tubulação, e agora estão sendo colocados mais 12 metros para finalizar a obra.
Durante o serviço, a estação de tratamento de água terá que ficar desligada e haverá interrupção no abastecimento ou baixa pressão na rede em toda a cidade. A normalização é prevista para até o início da noite.
Esta é mais uma etapa da obra para fortalecer o sistema de abastecimento de água para toda a população do município. Os primeiros mil metros de tubulação percorreram os bairros Caravágio e Porto Lacustre, e os 12 metros que faltavam para esta última etapa estão sendo instalados na Rua da Lagoa.
Com a interligação do poço artesiano à Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Porto Lacustre, dentro de 30 dias o novo sistema deve entrar em operação. O poço fornecerá cerca de 20 litros de água por segundo e abastecerá em torno de 3 mil pessoas. O método utilizado na obra foi o não destrutivo, que possibilita a abertura de valas em apenas alguns trechos. Isso economiza tempo e causa menos transtornos ao trânsito e à circulação de pessoas.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte/Foto: Gabriela Pacheco / Ascom Corsan