Por videochamada, Brigada Militar auxilia mãe a salvar bebê engasgado em Balneário Pinhal
No início da tarde deste domingo (16/06), a Brigada Militar foi fundamental no repasse de orientações para que a mãe de um bebê recém-nascido conseguisse salvar a criança da asfixia provocada pela aspiração do leite materno, em Balneário Pinhal.
A Companhia Policial-Militar do 8º BPM em Cidreira recebeu ligação, no telefone 190, da mãe de uma menina com pouco mais de 35 dias de vida, relatando, com nervosismo, que a criança havia se engasgado com o leite. A mãe da bebê ainda disse que tem conhecimento da Manobra de Heimlich, mas não se sentia capaz de realizar o procedimento, indicado para desobstruir vias respiratórias.
Ao mesmo tempo em que tentava acalmar a mãe por telefone, o policial militar designava uma guarnição para se dirigir à casa da família. Pensando em um auxílio imediato, o soldado solicitou o número do telefone celular da mãe da menina e realizou uma videochamada, por aplicativo, para orientá-la como proceder corretamente com a Manobra de Heimlich. Sob a instrução do policial militar, a genitora foi utilizando a técnica e, em seguida, a criança passou a respirar.
Enquanto a Brigada Militar se deslocava ao endereço da família, foi solicitado o apoio dos Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal e quando ambas as guarnições chegaram à residência do fato, embora a criança já houvesse recuperado a respiração, foi encaminhada para atendimento médico no posto de saúde 24 horas do município, acompanhada de sua mãe. Elas foram transportadas pela equipe dos Bombeiros Voluntários.
Ao final do atendimento, a família agradeceu à Brigada Militar pela orientação decisiva no salvamento de sua filha.
FONTE: COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTO: Arquivo Comunicação Social CRPO Lit