Arroio do Sal recebe prêmio nacional de excelência em contabilidade pública
No evento que aconteceu na Capital Federal, no dia 17 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil, organizado e transmitido ao vivo pelo YouTube do Tesouro Nacional, o prefeito Affonso Flavio Angst (Bolão), o secretário da Fazenda, Felipe Valim e os profissionais da Contabilidade de Arroio do Sal, representados pela figura do contador responsável Sérgio Bonfanti, receberam em mãos o troféu pelo terceiro melhor desempenho nacional na categoria de cidades com menos de 100 mil habitantes.
Com uma pontuação de 99,81% de acertos no que diz respeito ao cumprimento dos mais de 170 critérios estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão central da Contabilidade no Brasil, para avaliar o nível de aplicação das melhores práticas contábeis e fiscais, Arroio do Sal alcançou um desempenho histórico.
Além da premiação recebida, no Ranking Geral Nacional de 2024, divulgado em 18 de junho, Arroio do Sal ficou em 5° lugar no Brasil — dos mais de cinco mil e seiscentos municípios brasileiros — sendo o quarto município gaúcho com melhor desempenho e mantendo-se em 1° no litoral norte. Esta é a melhor colocação na história de um município de todo o litoral gaúcho no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que teve a sua primeira edição em 2019.
O desempenho dos municípios gaúchos foi destaque: Feliz e Canguçu empataram em primeiro, com 100% de acerto. Santa Maria foi o terceiro melhor do Brasil, seguido pelo município de Serra (ES), em quarto. Arroio do Sal fechou o top 5 do Brasil junto a outros quatro municípios gaúchos.
O contador Sérgio Augusto destaca que esta consagração é um resultado de “união e trabalho duro do time da contabilidade; colaboração e respeito mútuo de todo o funcionalismo público de Arroio do Sal; valorização, confiança e inovação da gestão nas tomadas de decisões em harmonia com o corpo técnico; e, por fim, as excelentes parcerias firmadas entre o município e as empresas de assessoria, software e gestão de informações”.
O secretário da Fazenda, Felipe Valim, descreve, “a felicidade de uma ideia que se concretiza. Sou contador de formação, e desde que assumi como secretário eu quis valorizar a nossa classe contábil no município, deixando um legado de qualificação na contabilidade e para a Fazenda municipal”.
“Felicidade e satisfação. Decisões administrativas bem tomadas ao longo dos anos estão muito bem representadas com mais esse Selo Nota A. Obrigada e parabéns a todos”, completou a secretária de Administração, Juliane Killing.
“O reconhecimento nacional que recebemos pelo Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2024 não é apenas um troféu ou uma posição em um ranking; é a prova do compromisso inabalável desta administração com a transparência, a responsabilidade fiscal e a excelência na gestão pública. Este prêmio reflete o trabalho árduo e a dedicação dos profissionais da Contabilidade de nosso município, liderados pelo competente Sérgio Bonfanti, e da equipe da Secretaria da Fazenda, sob a orientação do secretário Felipe Valim. Juntos, alcançamos uma pontuação quase perfeita, o que demonstra nossa aderência às melhores práticas contábeis e fiscais”, enfatizou o prefeito de Arroio do Sal, Bolão.
Também estiveram presentes no evento em Brasília os contadores, Gustavo Frohlich de Oliveira e Jéssica Rodrigues de Medeiros, a secretária da Administração, Juliane Killing de Almeida e a secretária Adjunta, Renata de Oliveira Nabinger.
Arroio do Sal se orgulha e dá os parabéns a toda a equipe de contabilidade: Gustavo Frohlich de Oliveira, Larissa Schramm, Luci Dall Alba, Jéssica Rodrigues de Medeiros e Sérgio Augusto Bonfanti Junior, e ao contador do Poder Legislativo do município, Gilvani Pereira de Medeiros.
Fonte/Foto: Prefeitura de Arroio do Sal