Corsan fiscaliza uso irregular de poços artesianos em comércios e indústrias no Litoral Norte

Corsan fiscaliza uso irregular de poços artesianos em comércios e indústrias no Litoral Norte

Duas equipes técnicas da Corsan realizam em Tramandaí uma fiscalização para identificar a utilização irregular de água de poços artesianos. O objetivo é preservar o meio ambiente e a saúde pública, porque a água dos poços irregulares tem maior risco de contaminação.

Estão sendo inspecionados estabelecimentos comerciais, como restaurantes, pousadas, hotéis e supermercados, e indústrias. Deverão ser visitados mais de 200 endereços.

Na última semana, em Santo Antônio da Patrulha, a fiscalização passou por 37 estabelecimentos, e 14 apresentavam irregularidade. Em outros 11, a equipe não conseguiu acessar os locais. A vistoria será feita em todos os demais municípios atendidos pela Corsan no Litoral Norte.

Onde são encontrados poços artesianos, são coletadas amostras da água para análise microbiológica. Conforme orientação da Vigilância Sanitária, os poços irregulares são tamponados.

Os usuários desses poços são notificados e orientados a providenciarem a regularização junto ao órgão sanitário, ligado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A utilização de poço artesiano sem autorização é infração ambiental prevista no artigo 113 do Decreto Estadual 55.374/2020.

Fonte/Foto: Gabriela Pacheco – divulgação/Corsan

Deixe um comentário