TRAMANDAÍ: Remodelação de estações de bombeamento de esgoto da Corsan beneficiará mais de 8,5 mil pessoas

TRAMANDAÍ: Remodelação de estações de bombeamento de esgoto da Corsan beneficiará mais de 8,5 mil pessoas

A Corsan iniciou, nesta sexta-feira (30/08), em Tramandaí, mais uma etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Cinco estações de bombeamento de esgoto, que estão passando por remodelação, terão as obras concluídas com as instalações elétrica e mecânica. Estão localizadas nos bairros Litoral, Tiroleza, Recanto da Lagoa, Humaitá e Zona Nova. O projeto deverá estar concluído em três meses e vai beneficiar cerca de 8,5 mil pessoas que vivem nessas regiões.

A primeira estação de bombeamento a receber as instalações elétrica e mecânica é a do bairro Litoral, que fica entre as ruas Salvador Pereira Guimarães e Vereador Paulo Francisco Guimarães. Ao todo, serão ligados 24.983 metros de redes às cinco estações, que, depois de prontas, levarão o esgoto doméstico dos imóveis até a estação de tratamento, no Distrito da Estância.

No cronograma de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, ainda estão previstas a construção de mais duas estações de bombeamento, no bairro Zona Nova, e a implantação de 3,5 quilômetros de novas redes de esgoto cloacal (doméstico) no bairro São Francisco I. Também será feita a ampliação da estação de tratamento no Distrito da Estância, que terá a capacidade diária aumentada de 70 litros por segundo para 100 litros por segundo de resíduos tratados – o equivalente a 1,04 piscina olímpica por dia.

O esgotamento sanitário é uma das prioridades do plano de investimentos desenhado para o Litoral Norte pela Aegea – nova controladora da Corsan. Estão previstos mais de R$ 550 milhões em obras de expansão e modernização. O valor inclui também projetos para fortalecer o abastecimento de água e reduzir perdas e desperdícios nas redes. Desse total, R$ 84 milhões serão aplicados neste ano. Além das obras, a Companhia também tem investido em ações e projetos socioambientais, para conscientização sobre a importância de preservar a natureza, nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul.

Fonte/Foto: Gabriela Pacheco – divulgação/Corsan

Deixe um comentário