Mais de 385,8 mil veículos passaram pelas praças de pedágio no feriadão
Mais de 385,8 mil veículos passaram pelas nove praças de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) entre quinta-feira (19/09) e domingo (23/09). O fluxo neste feriadão foi 8,3% superior ao registrado em dias normais. Isso corresponde a aproximadamente 29,5 mil a mais circulando pelas rodovias durante todo o feriado.
A ERS-239 — rodovia que liga a Região Metropolitana da Capital, os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, o Litoral e a região das Hortênsias —, teve a maior intensidade de fluxo deste feriadão. Conforme a EGR, 105,2 mil veículos passaram pela praça de pedágio de Campo Bom.
Na ERS-040, uma das principais vias que liga a Região Metropolitana da Capital ao Litoral Norte, foram registrados 72,5 mil veículos no pedágio de Viamão, na ERS-040. Já na ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, o fluxo foi de 36,7 mil veículos entre quinta e domingo.
Na Serra Gaúcha, foram 48 mil veículos na ERS-115, na praça de pedágio de Três Coroas; 23,1 mil na ERS-235 pela praça de pedágio de Gramado; e 17,6 mil na ERS-235, no pedágio de São Francisco de Paula. Outras rodovias bastante movimentadas foram a RSC-453, no pedágio de Boa Vista do Sul, com 27,2, e na praça de Cruzeiro do Sul, com 34,6. Na ERS-135, em Coxilha, foram 20,5 mil.
Equipes de prontidão para atendimento
O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, destaca que a responsabilidade e o comportamento prudente ao volante por parte dos usuários durante o percurso das viagens foi crucial para minimizar o surgimento de ocorrências no feriado. “Ainda que estivéssemos totalmente mobilizados para instruir a população e atuar imediatamente, a combinação da preparação do nosso contingente de trabalho com a atenção redobrada dos condutores foi fundamental para a prevenção de acidentes durante o período”, frisou Vanacôr.
O balanço do feriado nas rodovias administradas contemplou o fortalecimento das equipes próprias em serviços nos trechos rodoviários. Ao todo, o resgate e socorro médico 24 horas em todas as rodovias prestou 15 atendimentos médicos.
No mesmo período, houve 23 atendimentos realizados pelos guinchos, cujas atividades de maior demanda foram para o atendimento a veículos com problemas mecânicos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR foram atendidas 261 ligações de usuários solicitando informações e serviços.
Texto: Ascom EGR
Foto: Raphael Nunes/Ascom EGR
Foto: Gustavo Rech