Mais de 500 pessoas participam dos 10 anos do Caminho Gaúcho de Santiago
O Caminho Gaúcho de Santiago recebeu mais de 500 caminhantes neste domingo (20/10), para a celebração de seu aniversário de 10 anos.
Os participantes se concentraram na Praça Arquipélago dos Açores, de onde foram conduzidos para o início dos trechos de 12 e 18 km. Ao final da caminhada, junto à Igreja Matriz, os peregrinos foram recebidos pela Fábrica de Gaiteiros, abrindo o Domingo Cultural especial de aniversário do Caminho.
Antes do início da caminhada, foi descerrada uma placa, doada pelo guardião do caminho Tilton Martins dos Santos. Ela vai compor o Monumento ao Peregrino que, em breve, será instalado na Praça Arquipélago dos Açores.
Segundo a secretária municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, o evento reuniu pessoas de mais de 20 municípios gaúchos, bem como participantes vindos da Argentina e da Itália. “Os 10 anos do Caminho Gaúcho foram uma grande celebração, que só foi possível graças ao trabalho árduo das equipes da SECTE, especialmente da nossa diretora de Turismo, Carmen Monteiro. Também foi fundamental a colaboração do Gabinete do Prefeito Rodrigo Massulo e das secretarias da Agricultura (SEMAM), Saúde (SEMSA), Planejamento (SEPDE), Desenvolvimento Social (SMTDS) e Obras (SEMOT)”, agradeceu ela.
O prefeito Rodrigo Massulo enfatizou as parcerias que possibilitaram o evento. “Quero agradecer aos vereadores Sérgio Canário, Jacira Santos, André Selistre e Gabriel Diedrich pelos recursos destinados para o Monumento, e ao Instituto Histórico e Geográfico (IHG), que doou um banco para ficar junto à cruz de ferro instalada no Caminho. Também deixamos nosso obrigado às empresas Bananas Iaronka, DaColônia e Cesto Básico, que doaram frutas, paçocas e água para fornecermos aos caminhantes. Ainda destaco a parceria da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul. (ACASARGS), que trouxe quase 150 pessoas para participar do aniversário do nosso Caminho”, concluiu.
Fonte/Foto: Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha