Fiscalização contra Maus-Tratos: Polícia Civil inspeciona locais em Osório

Fiscalização contra Maus-Tratos: Polícia Civil inspeciona locais em Osório

A Polícia Civil de Osório realizou, na última quarta-feira (30/10), uma operação de fiscalização em locais suspeitos de maus-tratos a animais domésticos. A ação, conduzida pelo cartório Amigo dos Animais, contou com o apoio de um médico veterinário do canil municipal e teve como objetivo inibir abusos e garantir o bem-estar dos animais na cidade.

De acordo com o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pela operação, a criação do cartório Amigo dos Animais permitiu intensificar as diligências em resposta a denúncias da população. Durante a ação, 12 locais foram inspecionados; embora não tenha sido necessário o recolhimento de animais em condições de maus-tratos, alguns tutores receberam notificações para ajustar os abrigos de seus animais, com o risco de penalidades futuras.

As operações de fiscalização seguem as diretrizes da Lei 9.605/98, que prevê penas de até cinco anos de reclusão para casos de maus-tratos a animais. O delegado destacou que essas ações serão intensificadas e ressaltou a importância das denúncias da comunidade para combater crimes contra a fauna.

A Polícia Civil mantém um canal de denúncias anônimas via WhatsApp no número (51) 99803-7721, incentivando a população a colaborar com o sigilo garantido da fonte.

Fonte/Foto: Delgado João Henrique Gomes

Deixe um comentário