Brigada Militar completa 187 anos ao lado da sociedade gaúcha
Neste dia 18 de novembro, a Brigada Militar comemora 187 anos de história a serviço da segurança da sociedade riograndense.
A Corporação, que foi criada dois anos após o início da Revolução Farroupilha, em 1837, para manter a ordem pública na capital da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e em seus arredores, sempre esteve e se mantém junto do povo gaúcho, em quase dois séculos de trajetória, e vem sendo referida como patrimônio do estado pela sua atuação.
O Litoral Norte é contemplado com diferentes unidades da Brigada Militar, que, em modalidades distintas, complementam-se para a eficácia da prevenção e repressão à criminalidade na região. Há o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), em Osório, responsável pelo planejamento e administração direta das ações técnico-operacionais executadas nos 23 municípios da região pelos seus dois Batalhões subordinados: 8º BPM e 2º BPAT. O Comando Rodoviário conta com Batalhão e outras frações, o Comando Ambiental mantém Companhia e Pelotões e o Comando dos Órgãos de Polícia Militar Especiais (COE) apresenta uma unidade de Polícia Fazendária. Ainda, vinculados ao Departamento de Ensino da Brigada Militar, existem a Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes), em Osório, e o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer), em Capão da Canoa.
A Operação Golfinho, que é a maior mobilização de efetivo, viaturas, equipamentos, aeronaves, cavalos e cães da Brigada Militar, realizada a cada veraneio, também coloca o Litoral Norte no patamar de destaque na área da segurança pública em nível nacional.
O comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Artur Marques de Barcellos, afirma que o slogam “Brigada Militar – a força da comunidade” traduz a capilaridade da Corporação, presente em todos os municípios gaúchos, e o escudo que representa para a sociedade pelo trabalho diuturno nas ruas. “Além do policiamento ostensivo de rotina e operações especiais, a BM está sempre pronta para atuar em eventos de portes diversos, com públicos variados, e em processos sociais expressivos, como o eleitoral, por isso é um órgão de segurança tão próximo do cidadão”, declara o tenente-coronel Barcellos.
FONTE/FOTO: COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTO: Divulgação CRPO Litoral