Unidade da Irani em Balneário Pinhal recebe certificação Lixo Zero
Distinção foi concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, organização que representa no Brasil a Zero Waste International Aliance
A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, conquistou mais uma certificação de gestão adequada de resíduos concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização de sociedade civil autônoma. O reconhecimento foi concedido para a unidade de Balneário Pinhal, no Litoral do Rio Grande do Sul, que alcançou a certificação Lixo Zero com 93,8% de resíduos desviados de aterro e nota B em boas práticas na gestão de resíduos.
Na unidade são produzidos breu e terebintina, resinas sustentáveis de pinus que possuem grande versatilidade de aplicações em produtos como vernizes, tintas, adesivos e esmaltes. Cerca de 97% da produção é destinada para exportação.
Fundado em 2010 e pioneiro na disseminação do conceito, o instituto reforça que a certificação é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária criada com o intuito orientar as pessoas a mudarem seus estilos de vida e práticas cotidianas. A partir disso, o ILZB busca estimular ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros profissionais utilizarem, fomentando e fortalecendo a economia circular.
As unidades da Irani em Campina da Alegria, município de Vargem Bonita em Santa Catarina, e Indaiatuba, em São Paulo, também têm a certificação de Lixo Zero concedida pelo ILZB.
O gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina, celebra mais essa conquista. “O trabalho em busca de soluções que permitam alcançar o lixo zero é uma jornada constante na Irani para que os resíduos tenham uma utilização prolongada e sejam aproveitados como matéria-prima por outras empresas, o que caracteriza a economia circular”, destaca o executivo. “Esse é um dos compromissos da companhia com a sustentabilidade e os indicadores ESG, dentro da meta de zerar a destinação de resíduos não perigosos até 2030”, ressalta.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.
Fonte/Foto: Lara Moller / Comunicação Social