Corsan conclui em dezembro três obras em Tramandaí para ampliar oferta de água e segurança de abastecimento

Corsan conclui em dezembro três obras em Tramandaí para ampliar oferta de água e segurança de abastecimento

A Corsan está ampliando o sistema de distribuição de água em Tramandaí, com três obras simultâneas para garantir maior segurança de abastecimento aos 57 mil habitantes e aos veranistas e turistas que visitam o município na temporada de verão. Estão sendo implantadas duas tubulações (adutoras), uma na área central e outra na Zona Sul, que vão abastecer dois reservatórios. Além disso, está em fase de instalação um poço artesiano, com nova tecnologia, capaz de bombear maior volume de água. Com a conclusão das obras, prevista para dezembro, o incremento será de 700 mil de litros a mais de água para reservação e outros 440 mil litros a mais para serem distribuídos. O investimento total é de R$ 2,6 milhões.

No último dia 12 de novembro, foi iniciada a implantação da adutora que vai interligar o poço artesiano localizado em Nova Tramandaí ao reservatório do bairro Jardim Atlântico. Essa melhoria vai acrescentar aproximadamente 40 litros por segundo de água ao sistema de distribuição e ampliar o abastecimento da Zona Sul da cidade e vai beneficiar cerca de 23 mil pessoas, entre moradores e veranistas. A adutora, de 1,6 mil metros de extensão, vai passar pelas avenidas Perimetral e República.

A outra tubulação, de 980 metros, começou a ser assentada na região central há duas semanas, na Rua João Pereira Barbosa, esquina com a Avenida Fernandes Bastos, no bairro Tiroleza, e já avançou para a Rua Manoel Cesário, no mesmo bairro. Em torno de 48% da implantação estão prontos.

A nova adutora vai aumentar o volume de água que chega da estação de tratamento a um dos principais reservatórios da cidade, que passará a usar 100% da capacidade de armazenamento, de 1 milhão de litros. Atualmente, a utilização é de 35%, porque a canalização por onde é feito o enchimento do reservatório atualmente é antiga e de material que não suporta muita pressão.

Já o novo poço artesiano, perfurado às margens da ERS-030 no último dia 13, passou por testes que confirmaram a estimativa de produção de cerca de 83 litros de água por segundo para serem enviados à estação de tratamento por uma adutora já existente. A interligação deverá ser feita em 15 dias.

“O município de Tramandaí é um dos mais populosos do Litoral Norte e, também, um dos mais visitados não só no verão, mas durante o ano inteiro. Com essas obras, queremos garantir a estrutura necessária para atender bem à população e aos turistas de todo o estado, com fornecimento de água eficiente”, afirma o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Fonte/Foto: Gabriela Pacheco – divulgação/Corsan

Deixe um comentário