Programa Rede Praia Acessível promove capacitação de guarda-vidas em Tramandaí

Programa Rede Praia Acessível promove capacitação de guarda-vidas em Tramandaí

Profissionais atuarão em guaritas acessíveis durante a temporada de verão

Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu uma capacitação voltada para guarda-vidas civis, na quarta-feira (04/12), em Tramandaí. A ação é parte do programa Rede Praia Acessível e visa preparar profissionais para atuarem em guaritas acessíveis que integram a iniciativa, garantindo segurança e acolhimento nas praias. No total, 42 pessoas participaram do curso.

O presidente da Faders, Marco Antônio Lang, acompanhou a atividade e destacou a relevância do programa. “Garantir acessibilidade em espaços de lazer é essencial para consolidar os direitos das pessoas com deficiência. O Rede Praia Acessível reforça que o verão e o lazer são para todos, sem exceção. Nesta semana, que marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia da Acessibilidade, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade mais inclusiva”, disse.

O Rede Praia Acessível é uma iniciativa voltada para eliminar barreiras que impedem o acesso de pessoas com deficiência a ambientes de lazer. Além de estruturas adaptadas, como cadeiras anfíbias e guaritas acessíveis, o programa investe na capacitação de profissionais para oferecer atendimento adequado e seguro.

As ações do programa vêm sendo ampliadas a cada temporada e são um passo importante para garantir que praias, rios, lagos, piscinas e balneários no Rio Grande do Sul sejam espaços inclusivos e acessíveis a todos.

Texto: Bethania Haas Loblein/Ascom Faders
Edição: Secom

Fonte/Foto: Gov.RS

Deixe um comentário