Estado implementará seis novos serviços especializados de referência em saúde da mulher
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), lançou na quinta-feira (19/12) a estratégia Ser Mulher RS, um programa que prevê a abertura de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher no Rio Grande do Sul. O principal objetivo é atender às principais demandas em ginecologia, fortalecendo a rede de atenção básica e promovendo o cuidado especializado.
O ato de apresentação ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Osório será um dos seis primeiros municípios a receber o serviço
Entre os seis primeiros municípios selecionados para receber os novos serviços especializados está Osório, na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O atendimento será realizado pela Associação Beneficente São Vicente de Paulo, que se tornará referência em saúde da mulher na região.
O governador Eduardo Leite destacou a importância do programa: “Estamos trabalhando para que cada mulher gaúcha, independentemente de onde viva, tenha acesso a serviços de excelência em saúde, alinhados às suas necessidades e à complexidade dos tratamentos. O Ser Mulher fortalece a dignidade e a qualidade de vida das mulheres.”
A secretária Arita Bergmann ressaltou que o programa oferecerá um atendimento mais amplo, incluindo exames diagnósticos essenciais, como biópsias, que muitas vezes ainda não estão disponíveis na atenção primária.
Serviços oferecidos pelo Ser Mulher RS
Os ambulatórios serão especializados no atendimento a mulheres e outras pessoas que necessitem de cuidados em:
- Saúde do colo do útero
- Saúde da mama
- Endometriose e miomatose
- Infertilidade
- Planejamento reprodutivo
- Climatério
Além disso, serão centros formadores para a realização de procedimentos como inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) e técnicas de coleta de exames citopatológicos.
Como será o funcionamento?
Os serviços funcionarão como referência para pacientes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo critérios estabelecidos pelos protocolos do Telessaúde-RS e utilizando o Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) para regulação.
A estratégia Ser Mulher RS prevê a implantação de 18 ambulatórios, um em cada Coordenadoria Regional de Saúde, sendo Osório um dos primeiros a inaugurar o serviço.
Acesse o site e conheça o Ser Mulher RS.
Acesse e leia a portaria que institui o Ser Mulher RS.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Fonte/Foto: SES RS