Dia do Guarda-vidas é celebrado com competição em Tramandaí
A manhã deste sábado (28/12) foi de celebração em Tramandaí, litoral norte do Estado, com a mais tradicional competicao entre guarda-vidas militares e civis. O Dia Nacional do Guarda-Vidas, aguardado pelos profissionais das guaritas, reuniu seu efetivo para celebrarem a importante data.
A competição ressalta, acima de tudo, o espírito de camaradagem e irmandade entre os guarda-vidas, chamando atenção, ainda, para a importância do serviço de zelar e guardar vidas nas praias e balneários de todo o Estado. Para tanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) coloca à prova a capacidade física e técnica de seus guarda-vidas militares e civis, a fim de demonstrar as habilidades desses profissionais que zelam pela segurança dos banhistas.
Os participantes foram submetidos a um aquathlon – corrida e natação no mar – e o retorno de uma das provas mais emocionantes entre guarda-vidas: a corrida à nadadeira. Com categorias divididas por idade, militares e civis, além de masculino e feminino, o guarda-vidas e a equipe que realizassem o percurso do aquathlon no menor tempo consagravam-se vencedores. Já a corrida à nadadeira, colocou competidores lado a lado, e eliminava o guarda-vidas que ficava sem nadadeira ao final da corrida curta.
A oportunidade também foi de entrega de medalhas a militares e civis que se empenham na missão de salvar vidas na temporada de verão. Para o comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam, o dia é de festa, e congrega o espírito de camaradagem e irmandade entre os profissionais que, ao final, são premiados pelo seu esforço e condicionamento físico.
Foto: Fernanda Martinez/CBMRS
Fonte: CBMRS