Elefante-Marinho é monitorado em Cidreira
Policiais Militares do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Tramandaí, realizaram monitoramento de um pinípede, da espécime Elefante-Marinho, macho, em início da idade reprodutiva no município de Cidreira ao lado da Plataforma de pesca.
O animal foi observado por especialistas do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), sendo constatado que está em fase de troca de pele, podendo permanecer no local por semanas.
O animal está está em boas condições. Apresenta bom score corporal, sem lesões.
Está descansando à sombra, debaixo de um quiosque.
Os populares foram informados acerca das peculiaridades do animal, bem como orientados a manter distância do animal.
Apesar de não serem agressivos, quando coagidos podem representar risco à segurança. Portanto, ao ver um lobo marinho ou Leão marinho na praia é fundamental manter distância. Além de preservar a segurança, esse distanciamento permite que o animal descanse em paz e assim recupere suas energias para retornar ao ambiente marinho. Caso algum animal se encontre ferido, entrar em contato com a PATRAM (Patrulha Ambiental da Brigada Militar).
Você sabia?
Os elefantes-marinhos são grandes mamíferos: a fêmea atinge 3,50 metros e o macho até 6,5 metros, pesando até 6 toneladas. A cabeça é grande, com olhos grandes e salientes e arcadas superciliares com pelos rígidos.
Nos machos, o nariz alonga-se numa espécie de tromba, que originou o nome popular da espécie.
Os elefantes-marinhos passam cerca de 80% das suas vidas a nadar nos oceanos, podem ficar até 80 minutos sem respirar e mergulhar até aos 1.700 metros de profundidade.
Em caso de emergência, ligue 190
Fonte/Fotos: Comunicação Social do CABM