Uergs e UFPel ofertam curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade

Uergs e UFPel ofertam curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade

Uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) resultou na criação de uma nova graduação na área de Engenharia, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades. O curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMob) será ofertado na Uergs em Porto Alegre. As inscrições estarão abertas de 14 a 21 de janeiro e as aulas terão início no primeiro semestre de 2025.

A graduação em Engenharia de Transporte e Mobilidade visa a formação de profissionais que atuem na resolução de problemas relacionados ao crescimento urbano. De acordo com o coordenador do curso pela UFPel, o professor Fábio Saraiva da Rocha, a proposta considera as constantes mudanças nas cidades e a promoção do desenvolvimento sustentável. Isso inclui formas mais igualitárias de acesso às áreas urbanas, distribuição equitativa dos espaços de circulação, segurança viária, acessibilidade, entre outros fatores.

“O CETMob busca formar profissionais que tenham os meios para conciliar crescimento econômico, conservação ambiental e bem-estar social a partir da área de transporte e mobilidade. Será um profissional capacitado para projetar sistemas de transporte e armazenamento de produtos de forma econômica e segura, bem como aperfeiçoar a gestão e a integração estratégica dos modais de transportes”, projeta o coordenador.

Além de estimular o desenvolvimento de pesquisas e a disseminação de conhecimentos tecnológicos, a formação permitirá o desenvolvimento de habilidades de gestão de processos de produção de bens e serviços que resultam do uso dessas tecnologias. As aulas acontecerão no Campus Central da Uergs, onde já são oferecidos outros cursos na área de Engenharia. 

“Entendemos que a Uergs, pela peculiaridade e compromisso de suas ações no desenvolvimento regional, pela sua experiência e corpo docente especializado em áreas que dialogam com o transporte e a mobilidade, e pela estrutura física e localização estratégica, oferece as condições ideais como Instituição de Ensino parceira para alcançar o objetivo desse convênio”, afirma a professora Débora Vom Endt, coordenadora da área das Ciências Exatas e Engenharias da Uergs.

Para este ano, estão sendo ofertadas 40 vagas (20 pela UFPel e 20 pela Uergs). Para concorrer a uma das vagas, os(as) candidatos(as) deverão apresentar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2024 ou de uma das edições anteriores a partir de 2020. 

As aulas do curso serão noturnas. Eventualmente, poderão ocorrer no turno vespertino ou aos sábados pela manhã.

Serviço:

Curso de Graduação em Engenharia de Transporte e Mobilidade 

Inscrições: de 14 a 21 de janeiro de 2025.

Seleção: pelas notas do Enem (de 2020 a 2024)

Início das Aulas: 10 de março de 2025.

Local: Uergs em Porto Alegre (Rua Washington Luiz, 675, Centro Histórico).

Horário: noturno, com possibilidade de aulas no turno vespertino ou aos sábados pela manhã.

Mais informações e os editais em: uergs.edu.br/ingresso2025 e em wp.ufpel.edu.br/cra/editais-processo-seletivo-especial/ 

Dúvidas poderão ser enviadas para: ufpelcetmob@gmail.com

Fonte/Foto: Daiane de Carvalho Madruga – Assessoria de Comunicação Uergs e Coordenação de Comunicação Social – Universidade Federal de Pelotas

Deixe um comentário