Causa animal é discutida em reunião na prefeitura de Osório
Um grupo de voluntários que compõe a Pró Pet esteve reunido na sexta-feira (17/01), com o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o secretário municipal da Saúde, Gonzalo Rafael Pintos, e a médica veterinária responsável pelo canil e curral municipais, Taciéli Santos Sanna, para apresentar um panorama da situação atual de cães e gatos abandonados no município e o atendimento realizado.
O grupo pede ajuda na divulgação do programa de castração animal gratuita existente e no alerta sobre a esporotricose, uma zoonose cada vez mais comum, transmitida para cães e gatos que pode afetar as pessoas também.
A Pró Pet ainda relatou outras situações como o abandono de animais na frente do canil. “Queremos viabilizar uma forma de controle e/ou proibição dos animais que são deixados, semanalmente, no canil por seus tutores. Por isso, sugerimos a instalação de câmeras no local, para inibir a prática”, afirma a bióloga da Pró Pet, Daniele Goulart. O grupo ainda pede a contratação de um estagiário para agilizar o encaminhamento das castrações. “Atualmente, essa atividade está com os protetores e precisamos de um auxílio de alguém fixo para essa atividade que ainda vai nos ajudar a divulgar a adoção responsável”, disse.
Outras demandas também foram encaminhadas como a viabilização de medicação para tratamento de gatos com esporotricose com tutores (o protocolo atual é eutanásia) e atendimento de urgência aos finais de semana.
O Canil Municipal
Atualmente, o Canil Municipal, localizado no Capão da Areia, se encontra lotado, com cerca de 70 animais. Existem duas clínicas credenciadas e mais o próprio canil para a realização das castrações. São 200 animais na fila de espera para serem castrados. O canil precisa de manutenção e, ao assumir o local, a nova Administração Municipal se deparou com medicações vencidas. Sobre os animais, não foram encontrados dados. “Sem registros de vacinas e desverminação. Diante da situação que se encontra o canil, estou procurando a melhor forma de colocar tudo em ordem, e elaborando projetos para voltar a feira de adoção, mantendo contato com os protetores locais também, para entender as necessidades do momento e tentar solucioná-las”, disse a médica veterinária responsável, Taciéli Sanna.
Mais informações sobre o canil pelo e-mail: canilmunicipaldeosorio@gmail.com ou pelo perfil @depaosorio no Instagram. Já doações para a Pró Pet e mais informações sobre o grupo de protetores estão no perfil do Instagram: @propetosorio
Fonte/Fotos: Ascom PMO