Mudanças em rótula na Estrada do Mar trazem mais segurança para motoristas

Mudanças em rótula na Estrada do Mar trazem mais segurança para motoristas

Alteração no tráfego foi realizada no entroncamento com a Interpraias, em Osório

A circulação de veículos em um dos trechos mais movimentados do litoral norte gaúcho está mais dinâmica e segura. A mudança na rótula do km 18 da Estrada do Mar (ERS-389), no entroncamento com a ERS-786, a Interpraias, em Osório, será fundamental para trazer mais segurança aos usuários, já que o local estava registrando acidentes. A alteração foi executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) -, com o apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

Anteriormente, a interseção funcionava como uma rótula aberta, permitindo que o fluxo de veículos ocorresse diretamente pelo centro da rodovia. Nessa configuração, os motoristas que desejassem fazer o retorno deveriam aguardar o trânsito nos dois sentidos para cruzar o eixo central e acessar o outro lado. Com a nova configuração de rótula fechada, o trânsito agora é feito contornando a interseção, permitindo retornos sem a necessidade de cruzar o tráfego ativo.

Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a intervenção se mostrou eficaz na redução dos acidentes no trecho: “A decisão de adotar essa medida veio após um estudo detalhado de tráfego no local. Nosso objetivo foi claro: salvar vidas e garantir a segurança dos motoristas que utilizam essa importante via de acesso às praias”, frisa.

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta que o projeto também busca dar agilidade à circulação de veículos no entroncamento, com velocidade controlada: “Os usuários não precisam parar ao fazer o retorno, pois há duas pistas no local. Com isso, evitam-se congestionamentos e o risco de choque com veículos que vêm da pista livre”, orienta.

O departamento também recomenda aos motoristas que respeitem o limite de 30 km/h estabelecido no trecho.

Fonte/Foto: DaerRS

Deixe um comentário