Conforme sexto boletim de balneabilidade da Fepam, litoral norte está com todos os pontos próprios para banho
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira (24/1), o sexto boletim do projeto Balneabilidade 2025. No Litoral Norte, todos os 34 pontos monitorados seguem próprios para banho, garantindo mais tranquilidade aos veranistas da região.
Monitoramento no Litoral Norte
Entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são analisados semanalmente 34 pontos de água salgada. As coletas são realizadas pela Gerência Regional do Litoral Norte da Sema-Fepam (Gerlit) e enviadas à Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre, para análise microbiológica.
O resultado é baseado em cinco semanas de monitoramento. Pontos são classificados como próprios ou impróprios conforme critérios das resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. No caso do Litoral Norte, não há registros de níveis elevados de Escherichia coli (E.coli) ou cianobactérias, o que reforça a qualidade das águas na região.
Recomendações aos banhistas
- Banhe-se apenas em locais classificados como próprios.
- Evite entrar na água após chuvas intensas ou em áreas próximas a canais pluviais e saídas de córregos.
- Fique atento a locais com concentração de algas, que podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Os resultados atualizados seguem disponíveis no site da Fepam e no aplicativo Balneabilidade. Placas informativas indicam a condição das águas em cada ponto monitorado. O projeto Balneabilidade 2025 realiza análises semanais até o final de fevereiro, proporcionando informações confiáveis sobre as condições das praias do Litoral Norte e demais regiões do Estado.
Fonte/Foto: Ascom Sema / Gov.RS