Pescadores profissionais artesanais de Osório recebem caixas isotérmicas para fortalecer a atividade pesqueira
A atividade pesqueira no município de Osório é beneficiada com a entrega de equipamentos. Na sexta-feira (24/01), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, ocorreu a entrega de caixas isotérmicas para 35 pescadores profissionais artesanais do município. As caixas isotérmicas, com capacidade de 75 litros, fazem parte do “Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal – Refrigerar”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, com o objetivo de apoiar e qualificar a cadeia produtiva da pesca no município.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Osório, Ed Moraes, da vereadora Isabel dos Santos, do chefe da Divisão de Pesca e Aquicultura da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, de Marlon Arenhardt, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comagro, Edson Souza, do supervisor regional da Emater, João Schommer e do gerente da agência Sicoob de Osório, Maiquel Bitencourt.
Durante a entrega, os pescadores receberam treinamento sobre o uso correto das caixas isotérmicas, ministrado pelo médico-veterinário Guilherme Dobler, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Osório. A capacitação buscou assegurar que as caixas sejam utilizadas de forma eficiente, garantindo a conservação adequada dos pescados e a manutenção da qualidade dos produtos.
“Estivemos presentes prestigiando esse momento importante dos nossos pescadores artesanais e o município oferece o suporte técnico, com a orientação do nosso médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, o Guilherme Dobler. É um trabalho conjunto para a qualificação do setor na nossa cidade”, destacou o vice-prefeito, Ed Moraes.
Segundo Claudionir Avila, Extensionista Rural, chefe do Escritório Municipal da Emater Osório, mais de 30 famílias que dependem da pesca artesanal foram beneficiadas pela iniciativa. “Essas caixas isotérmicas são fundamentais não apenas para facilitar a logística durante a pesca, mas também para garantir uma melhor conservação dos pescados, agregando valor ao trabalho dos pescadores e contribuindo para sua sustentabilidade econômica”, destacou.
Fonte/Fotos: Ascom PMO