Emergência climática é tema da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Litoral Norte
Definir propostas da região do Litoral Norte sobre Emergência Climática foi um dos objetivos da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada na última sexta-feira (07/02), na sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte, em Osório. Foram debatidos temas relevantes no âmbito do planejamento urbano sustentável e na prevenção e combate a desastres. As propostas de ações da região serão levadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente que ocorrerá em junho deste ano.
O município de Osório foi representado por membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da secretária, Lourdes Helena Gularte, do assessor, Edilson Pires, do arquiteto do setor de Gestão Territorial, Alencar Massulo, e também por representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, com o presidente Jorge Teixeira e o da Saúde, com a participação da Patrícia Bertoli. Na ocasião, ocorreu a eleição dos delegados que irão participar das reuniões para a conferência estadual.
“O Dito (Edilson Pires) será um dos delegados que representará a região na Conferência Estadual, a ser realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, em 15 de março. Uma das propostas que fizemos é a criação de uma Câmara Técnica permanente de servidores e gestores dos municípios do Litoral Norte, que pode contar com a parceria de instituições como Ufrgs e Ifrs, por exemplo, para que as ações de cada cidade, em termos de legislação (plano diretor) e políticas públicas, possam estar conectadas com a realidade da região, atuando à favor do desenvolvimento sustentável em suas três bases: ambiental, econômica e social”, disse Massulo.
Fonte/Foto: Ascom PMO