Corsan promove encontro com lideranças comunitárias de Tramandaí para ampliar o diálogo sobre os serviços prestados

Corsan promove encontro com lideranças comunitárias de Tramandaí para ampliar o diálogo sobre os serviços prestados

As lideranças comunitárias dos bairros Emboaba, Aldeia da Lagoa, Recanto da Lagoa, Centro, Centro Lagoa, Zona Sul e, representantes da Associação Amigos da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí (AABHRT), participaram da reunião comunitária realizada na loja da Corsan, em Tramandaí, no final da tarde de segunda-feira (24/02). O encontro integra o programa Afluentes, desenvolvido pela Companhia para estar em constante escuta e diálogo com as comunidades atendidas.

Integrantes das equipes da Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Institucional, Operacional e Comercial da Corsan promoveram uma rodada de troca de informações, esclarecimentos e resposta aos relatos e proposições realizadas pelos representantes das comunidades, além de apresentar os programas Socioambientais da Companhia. Assuntos relacionados às ligações das casas às redes coletoras de esgoto, como o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, disponibilidade, etapas de conexão e tarifas foram pontos abordados pelas lideranças.

As principais dúvidas e demandas das líderes Rosana Lessa, da Aldeia da Lagoa, e Rosana Jardim, da Zona Sul, estavam relacionadas ao esgotamento sanitário. O coordenador de Operações de Tramandaí, Thiago Trespach Marques, e o coordenador Comercial, Daniel Ferreira, atenderam aos questionamentos e falaram sobre os benefícios do tratamento de esgoto e os procedimentos necessários para as interligações. Thiago destacou a importância de os clientes entrarem em contato pelos canais de comunicação da empresa com a população para encaminhar solicitações, buscar informações ou fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviços. Quem preferir pode procurar o atendimento presencial nas lojas da Companhia.

Ainda sobre o tratamento de esgoto, a diretora de Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, explicou às lideranças que os dois pontos de lançamento do emissário estão dentro do estudo do plano de bacia do Rio Tramandaí. Este plano é realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e é um documento que orienta a gestão das águas em uma região hidrográfica, promovendo o uso sustentável e a proteção do ecossistema. “A Corsan realizou os estudos específicos dentro dos pontos viáveis pelo plano, que foram a base para o licenciamento que está em vigor hoje”, disse Liliani. Ao apresentar detalhes do sistema de tratamento de esgoto da Companhia, a diretora de Sustentabilidade destacou que os efluentes domésticos produzidos no dia a dia são conduzidos às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), chegando 100% tratados nos pontos de lançamento. O emissário Ponto 03 ainda não está operando.

A expansão do sistema de água também teve destaque no encontro. Luís Fernando Carneiro Ferreira, presidente da Associação de Moradores do bairro Emboaba, reiterou o interesse de grande parte da comunidade em ter as residências atendidas pela Corsan. O líder evidenciou a importância da água tratada para o desenvolvimento sustentável do bairro, com a possibilidade de terem posto de saúde e escola que irão atender a comunidade e promover autonomia, crescimento, saúde e qualidade de vida aos moradores. O gerente regional de Relações Institucionais, Luciano Brandão, reiterou que o Emboaba será o próximo bairro em Tramandaí a receber as obras de novas redes de água, ainda no primeiro semestre de 2025.

Próxima reunião de Afluentes

Nesta quarta-feira, 26, às 17h30, a Corsan realizará reunião para toda a comunidade do bairro Tiroleza, na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Os participantes também terão esclarecimentos sobre a importância das ligações às redes de esgoto, entre outros assuntos de interesse dos moradores.

O bairro Tiroleza conta com uma Estação de Bombeamento de Esgoto – a EBE 4, que está pronta para atender a comunidade. O equipamento, também conhecido como elevatória, leva o esgoto das tubulações que saem dos imóveis até a estação de tratamento. A EBE 4 tem capacidade para bombear 86 litros por segundo, otimizando o sistema de esgotamento sanitário no município.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Deixe um comentário