PROJETO INTERNACIONAL A CIDADE DAS CRIANÇAS TERÁ CONTINUIDADE E NOVAS AÇÕES SERÃO REALIZADAS NO MÊS DE MARÇO EM OSÓRIO

No próximo dia 6 de março, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar o sorteio para escolher 28 crianças da rede municipal de ensino que vão fazer parte do comitê que participa do projeto internacional A Cidade das Crianças. Em reunião realizada no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior com os arquitetos do setor de Gestão Territorial da prefeitura, Alencar Massulo e Raiana Ruviaro, o secretário municipal de Educação, Marcelo Reis e a representante da Secretaria de Cultura do Estado, Adriana Sperandir, foram definidas as demais ações como a adesão do município na Rede Urban 95.
A partir do sorteio, será formado o comitê de crianças entre 8 a 11 anos, da rede municipal. “O comitê vai participar de reuniões mensais do projeto para que a gestão pública possa ouvi-las em todos os assuntos relacionados à infância e 1ª infância, inclusive, espaços públicos e mobilidade urbana”, disse Alencar. O sorteio será feito eletronicamente pelo banco de dados da Secretaria Municipal de Educação e as crianças sorteadas serão convidadas a participarem do comitê mediante a autorização dos pais ou responsáveis.
Após a escolha do grupo, está prevista uma atividade lúdica, em parceria com o Rotaract, com muitas brincadeiras, para a realização da posse do comitê das crianças, prevista para ocorrer no dia 15 de março, sábado, durante a manhã, no centro da cidade, num trecho de rua que será fechado para o evento.
O PROJETO A CIDADE DAS CRIANÇAS
Presente em mais de 300 cidades no mundo inteiro, o projeto internacional “A Cidade das Crianças” nasceu em Fano, Itália, em 1991, a partir da iniciativa do psicopedagogo Francesco Tonucci, com uma intenção política precisa: promover uma mudança no parâmetro de governança da cidade, colocando a criança como prioridade – ao invés do perfil tradicional do homem adulto que trabalha e dirige. As crianças assumem um papel ativo no processo de mudança, participando concretamente do governo e do projeto da cidade e reapropriando-se do espaço urbano. O projeto tem o prefeito e sua equipe como interlocutores naturais, pois todos os setores da administração devem estar envolvidos de forma transversal.

O Município de Osório aderiu ao Projeto por meio do Decreto nº 160/2022, tendo sido a segunda cidade brasileira a pertencer à Rede Internacional. As atividades prévias iniciaram em 2021, com o projeto colaborativo da nova Escola Municipal Francisco Panni feito com as crianças e com a participação dos alunos das escolas da rede pública municipal na etapa de diagnóstico da Revisão do Plano Diretor 2022-2024. O novo texto do Plano Diretor garante a participação direta das crianças na estrutura de planejamento e gestão da cidade, por conta da criação do Comitê das Crianças de Osório – CCO como “órgão consultivo vinculado ao Conselho do Plano Diretor e de colaboração governamental” (Lei nº 3.902/2006, Art 176-A).
URBAN95
Uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95 cm de altura.
Texto e fotos: Ascom PMO