Osório: Corsan mostra tratamento de água e esgoto a professores e estudantes da Escola Rural

Osório: Corsan mostra tratamento de água e esgoto a professores e estudantes da Escola Rural

As equipes técnica, de meio ambiente, responsabilidade social e relações institucionais da Corsan receberam os professores e estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes – Rural, de Osório, no sábado (12/04), nas estações de tratamento de água e esgoto da Companhia no município. As visitas, com o objetivo de apresentar os procedimentos, detalhar todas as etapas e esclarecer dúvidas, se iniciaram às 9h e foram concluídas às 12h.

A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Corsan para mostrar à população e a instituições o trabalho feito para garantir a qualidade dos serviços prestados. A Companhia investe em estrutura, tecnologias e processos modernos e eficientes para assegurar que os sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água sejam sustentáveis a longo prazo.

O tratamento correto da água captada em rios, lagos, arroios, barragens ou poços tubulares profundos e dos resíduos domésticos aumenta a qualidade e a expectativa de vida da população, porque previne doenças e também reduz a mortalidade infantil. Além disso, preserva o meio ambiente e agrega valor ao patrimônio público e aos imóveis conectados às redes de saneamento.

As visitas foram conduzidas pela gerente de meio ambiente da Corsan/Aegea, Ana Lusia Hilzendeger; pelo gerente regional de relações institucionais no Litoral Norte, Luciano Brandão; coordenador de operações da Companhia, Rodrigo Krentz; coordenador de operações em Osório, Leandro Mende; pela supervisora de operações das estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) do município, Gabriela Rodrigues; supervisora de qualidade da ETA Osório, Fabiane Bazanella; operadora da ETE Osório, Sílvia Santos; e analista de Responsabilidade Social, Cristiane Medeiros.

Pela Escola Rural, participaram os professores do curso Técnico em Meio Ambiente Eduardo Luís Ruppenthal, Anelise Siegloch, Jennifer Mota Cézar e Bartolomeu Da Col, e os estudantes Gabriel Girardi Cesa, Filipe Ribeiro Alexandre, Toribio Gubert de Paiva e José Paulo Gomes.

Tratamento de esgoto

A Estação de Tratamento de Esgoto de Osório tem autorização para processar 45 litros por segundo de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas olímpicas por mês. O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado. A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.

Os professores e estudantes da Rural puderam conferir de perto a diferença entre o afluente (esgoto bruto) e o efluente (esgoto tratado) e toda a estrutura e os métodos que a Corsan utiliza para atender aos parâmetros exigidos pelas agências regulatórias de saneamento básico. “O programa é uma oportunidade para dividirmos com a comunidade o amor pelo nosso trabalho e o orgulho que temos por entregar um serviço de excelência. A ETE Osório, sem dúvida, é um exemplo de qualidade e segurança ambiental”, destaca a gerente de meio ambiente da Corsan/Aegea, Ana Lusia Hilzendeger.

Tratamento da água

“Receber a comunidade nas estações de tratamento de água é importante para difundir o conhecimento sobre a purificação e a necessidade de se conectar à rede e não correr o risco do uso de fontes alternativas”, diz a supervisora de qualidade da ETA Osório, Fabiane Bazanella. O sistema de abastecimento do município utiliza captação de água subterrânea, de poços tubulares profundos da Corsan, com tratamento para remoção de ferro e manganês, e produção de 100 litros por segundo.

Osório conta com seis poços profundos, localizados nas ruas Marcílio Dias, Barão do Triunfo, Nelson Silveira de Souza e da Lagoa, na Avenida Brasil e no bairro Laranjeiras. A água tratada é enviada para seis reservatórios com capacidade de armazenamento de 2,35 milhões de litros, que são distribuídos para mais de 15,4 mil residências e comércios do município, com qualidade e segurança.

Fonte/Fotos: Comunicação Social da Corsan

Deixe um comentário