O 1º Festival Sul Universal promove shows de Jambo Trio e Pirisca e Comparsa Elétrica em Osório 

O 1º Festival Sul Universal promove shows de Jambo Trio e Pirisca e Comparsa Elétrica em Osório 

A programação acontece na Travessa do Largo dos Estudantes, com entrada franca

Depois de grandes shows em Encantado, é a vez de Osório receber o 1º Festival Sul Universal. No dia 24 de abril, quinta-feira, Pirisca e Comparsa Elétrica e Jambo Trio se apresentam na Travessa do Largo dos Estudantes – Centro, a partir das 18h30O evento é aberto e gratuito ao público.

As atrações prometem uma experiência inesquecível para o público. Pirisca Grecco, acompanhado de sua banda Comparsa Elétrica,mescla milonga, zamba e toada, num clima pop em seu trabalho autoral, autêntico e criativo; enquanto que o Jambo Trio une elementos do samba, bossa nova, jazz norte-americano e latim jazz em seu repertório.

O Festival vai passar, ainda, por Porto Alegre (26 de abril), Lajeado (11 de maio) e Pelotas (17 de maio). É possível acompanhar detalhes da programação pelo site https://suluniversal.com.br e pelas redes (@suluniversal no instagram e facebook).

Financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a  1ª edição do Festival Sul Universal foi selecionada no Edital SEDAC nº 32/2024 PNAB RS – MÚSICA, programa do Ministério da Cultura do Governo Federal. Com planejamento cultural da Gaita Produtora Cultural e Experimentais Cria Cultura, a iniciativa tem apoio do Movimento Sul Universal, IEM – Instituto Estadual da Música e CUBO PLAY.

Atrações:

Pirisca e Comparsa Elétrica

O cantor e compositor Pirisca Grecco nasceu em 1971, junto com a Califórnia da Canção Nativa, na cidade de Uruguaiana, fronteira com Argentina e Uruguai. Professor e aprendiz da ciência da Música, há 30 anos dedica-se a fazer arte, contribuindo com o cancioneiro gaúcho através do seu trabalho autoral, autêntico e criativo. Tem notável atuação nos festivais de música e cinema do Sul do Brasil.

Em oito álbuns lançados, conquistou oito Prêmios Açorianos, incluindo DVD do Ano 2016. Em 2017 foi agraciado com o Troféu Vítor Matheus Teixeira como Compositor do Ano. Em 2022 lançou seu mais recente álbum “ILEXLÂNDIA” com participações especiais de Humberto Gessinger, Thedy Corrêa, Luiz Marenco, Mauro Moraes, Victor Hugo, Tonho Crocco, Serginho Moah, Daniel Drexler, entre outros expoentes da música feita no Rio Grande do Sul.

Há 15 atua em turnês e festivais mantendo a mesma formação da sua banda, a Comparsa Elétrica, integrada por: Duca Duarte no contrabaixo elétrico, Rafa Bisogno na bateria, Paulinho Goulart no acordeon, Texo Cabral na flauta transversal e ainda o técnico de som Clauber Scholles.

Pirisca Greco e Comparsa Elétrica. Foto: Tiago Benedetti.

Jambo Trio

Referenciado nos Trios de Samba Jazz dos anos 50 e 60, o Jambo Trio busca unir elementos do Samba, Bossa Nova, Jazz norte-americano e Latim Jazz em seu repertório. O grupo surgiu em 2019 e apresenta em seus shows canções autorais e clássicos de compositores que inspiraram a criação de sua sonoridade como: Tom Jobim, Baden Powell, Moacir Santos e João Donato.

Os componentes do Jambo Trio, Luis Henrique New (piano e voz); Everson Vargas (contrabaixo acústico, elétrico e voz) e Ricardo Arenhaldt (bateria e percussão), atuaram em diferentes cantos do mundo como Japão, Europa, América Latina e no norte da África tocando com artistas de diversas nacionalidades.

Em 2024 o Trio lançou seu álbum de estreia chamado “Janelas”, que é um reflexo fiel da diversidade musical que caracteriza o grupo. O álbum está disponível nas principais plataformas de streaming.

O Jambo Trio faz parte de lineups importantes, tendo já se apresentado em prestigiados palcos, como o Poa Jazz Festival; Internacional Jazz Day; Wine Garden Jazz & Blues Festival 1ª ed.; Santa Cruz Jazz n’ Blues Festival e Summer Jazz Festival – 1ª ed. Em 2024 realizou uma bem-sucedida turnê pela Alemanha, levando a música instrumental brasileira a locais como Jazz Club Ella & Louis em Manheim e o Blue Note (local) em Idar Oberstein.

Jambo Trio. Foto: Leandro Rodrigues.

Fonte: Simone Lersch / Assessora de Comunicação

Deixe um comentário