Corsan amplia abastecimento de água na região central de Tramandaí

A Corsan irá entregar à população de Tramandaí uma obra com mil metros de rede de água de grande porte (adutora) e mais 750 mil litros de capacidade de reservação nesta quinta-feira (24/04). Com um investimento de R$ 700 mil, a Companhia implantou toda a extensão da tubulação, substituiu os registros antigos e realizou a travessia na Avenida Manoel Fernandes Bastos. E, para concluir, a quarta etapa será nesta madrugada, com a interligação da nova rede à existente, possibilitando a ampliação do sistema de abastecimento na área central da cidade.
“Esta extensão de rede traz dois grandes ganhos: a segurança operacional, pois otimizará o abastecimento pela nova rede no Centro, evitando transtornos como quebras na tubulação que foi substituída, e o aumento de 750 mil litros de água no reservatório que abastece a região”, explica o coordenador regional de Operações de Tramandaí, Tiago Trespach Marques. Ele informa que o reservatório, chamado R3, localizado na rua Francisco Caetano de Azevedo, no Centro, ampliou a capacidade de armazenamento para 1 milhão de litros de água.
A última etapa, de interligação, será realizada entre as 18h desta quarta-feira, 23, e as 4h desta quinta-feira, 24, podendo ocorrer oscilação no fornecimento de água no Centro e nos bairros Barra, Zona Nova, Centro Lagoa, Tirolesa, Recanto da Lagoa, São Francisco I e II, São José e Zona Nova Sul, com previsão de retorno do sistema para as 5h. Para a segurança da equipe e da população, o trânsito será desviado para as ruas adjacentes e será liberado após a conclusão do serviço de melhoria.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte/Foto: Comunicação Social da Corsan