Boletim prevê chuvas irregulares e queda de temperatura no RS nos próximos dias

Sexta-feira e sábado ainda permanecem com tempo estável e temperaturas amenas
O tempo deve permanecer instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias, com ocorrência de chuvas irregulares e queda nas temperaturas, conforme aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 17/2025, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Nesta sexta-feira (25/04) e no sábado (26/04), o tempo seguirá estável, sem previsão de chuvas significativas, e com temperaturas amenas em todo o Estado.
No domingo (27/04), a passagem de uma frente fria pelo oceano deverá alterar as condições climáticas, especialmente nas regiões Norte, Alto Uruguai, Missões, Campos de Cima da Serra, Serra, Litoral Norte e Metropolitana, onde há previsão de chuvas mais uniformes. Nas demais regiões, as precipitações deverão ser fracas e isoladas.
A segunda-feira (28/04) seguirá com instabilidade em algumas áreas, ainda sob influência da frente fria. Uma massa de ar frio começa a atuar a partir deste dia, provocando queda acentuada nas temperaturas, com mínimas abaixo de 5°C entre a segunda (28/04) e a terça-feira (29/04), sobretudo nas regiões de Campos de Cima da Serra, Serra, Campanha e Fronteira Oeste.
Na terça-feira (29/04), o tempo deve permanecer seco, sem chuvas significativas. Já na quarta-feira (30), a massa de ar frio perde força, possibilitando elevação gradual das temperaturas em todas as regiões.
Chuvas abaixo da média
O acumulado de chuvas nos próximos sete dias deverá ser reduzido, variando entre 2 mm e 20 mm em boa parte do Estado. Nas regiões Norte, Alto Uruguai, Missões, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte, os volumes podem ultrapassar 20 mm em pontos isolados.
O boletim também traz informações sobre o impacto climático nas principais culturas agrícolas e criações do Estado. As publicações completas podem ser acessadas no site da Secretaria da Agricultura: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia
Fonte/Foto: Seapi