Secretaria da Saúde inicia articulação para fortalecer atendimento regional em Torres

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou, na quinta-feira (24/04), um diálogo com gestores municipais do Litoral Norte gaúcho visando a ampliação da oferta de serviços de saúde na região. A reunião, realizada em Torres, contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, além de prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios que têm o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes como referência: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Torres.
Durante o encontro, a secretária Arita apresentou a proposta de fortalecimento da rede assistencial por meio da ampliação dos serviços no hospital. “Nosso compromisso é ampliar a porta de entrada de urgência e emergência, criar ambulatórios de especialidades e oferecer mais exames e diagnósticos. Com o apoio da Assembleia Legislativa e a mobilização dos gestores municipais, vamos dar uma nova configuração ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes”, afirmou.
A proposta envolve a estruturação de uma rede resolutiva, voltada especialmente para áreas com carência de especialidades médicas. A partir da próxima semana, serão realizados encontros periódicos para agilizar o processo de reestruturação, com foco na qualificação do atendimento, análise da viabilidade financeira da instituição e avaliação da possibilidade de transformar o atual setor de urgência e emergência em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Raupp Valim Leffa, destacou a importância da mobilização conjunta. “Queremos ajudar o hospital a buscar melhorias junto ao governo do Estado”, declarou. Já o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios da Silveira, reforçou a relevância do encontro: “Foi um momento importante para pensarmos soluções que qualifiquem o atendimento na microrregião do Litoral Norte e melhorem os serviços prestados à população”.
A iniciativa marca o início de um esforço colaborativo entre Estado e municípios para garantir mais resolutividade e acesso à saúde pública de qualidade na região.
Foto: Arthur Vargas/SES
Fonte: SESRS