Corsan recebe vereadores e secretários de Imbé para mostrar como é feito o tratamento de esgoto na Estação Guarani, em Capão da Canoa

Corsan recebe vereadores e secretários de Imbé para mostrar como é feito o tratamento de esgoto na Estação Guarani, em Capão da Canoa

Integrantes dos poderes Legislativo e Executivo de Imbé participaram, na última quinta-feira (24/04), de uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guarani, em Capão da Canoa, que fez parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Corsan. O programa acontece para que as comunidades e instituições conheçam as instalações da Companhia e possam presenciar as etapas que garantem a qualidade dos serviços prestados, com o objetivo de informar, esclarecer dúvidas e promover educação ambiental.

A comitiva com vereadores e secretários, formada por 11 pessoas, acompanhou todo o processo de tratamento, desde a chegada dos efluentes à estação, até atingir os parâmetros necessários para que sejam novamente integrados à natureza. As explicações técnicas e demonstrações práticas sobre os procedimentos para tratar o esgoto doméstico tiveram a duração de três horas, no período da manhã. A ETE Guarani tem capacidade para processar 256 litros de resíduos por segundo, atendendo atualmente Capão da Canoa e parte de Capão Novo.

Proteção ambiental

A sustentabilidade na execução dos procedimentos foi um dos destaques da visita. “A Corsan tem o cuidado em destinar de forma sustentável o resíduo do tratamento de esgoto. O lodo residual é levado para uma centrífuga, passa pela desumidificação e processamento, antes de ir para a compostagem. É um material rico em nutrientes para a agricultura. Além de preservar o meio ambiente e promover saúde para a comunidade, a Companhia oferece uma solução ecologicamente correta que pode auxiliar pequenos e médios agricultores da região” informou o coordenador de Operações da Corsan, Rodrigo Krentz, durante a visita.

A empresa investe em estrutura, tecnologias e processos mais modernos e eficientes para assegurar que o sistema de esgotamento sanitário seja sustentável a longo prazo. O tratamento correto de resíduos aumenta a qualidade e a expectativa de vida da população, porque previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Também preserva o meio ambiente e agrega valor ao patrimônio público e aos imóveis conectados à rede.

Fonte/Foto: Comunicação Social da Corsan

Deixe um comentário