Fiscalizações da Brigada Militar reforçam proteção da fauna e combate à poluição no Litoral Norte

A Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão Ambiental (BABM), realizou na segunda-feira (28/04), três ações distintas de fiscalização ambiental nos municípios de Cidreira e Capão da Canoa, reforçando o compromisso da corporação com a proteção da fauna e o cumprimento da legislação ambiental no Litoral Norte gaúcho.
Em Cidreira, a Patrulha Ambiental (Patram) de Tramandaí monitorou um elefante-marinho que apareceu na faixa de areia, nas proximidades do Bar Azul. O animal apresentava bom estado corporal e ausência de lesões, sendo acompanhado pela equipe com orientação do médico-veterinário do CERAM/CECLIMAR, que recomendou o monitoramento contínuo até o retorno do animal à migração natural.

Ainda em Cidreira, no bairro Costa do Sol, os policiais ambientais atenderam a uma denúncia de maus-tratos contra um cavalo. A vistoria no local apontou que o animal havia se acidentado, mas não foram constatados indícios de maus-tratos. O tutor já havia sido notificado anteriormente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre cuidados com o equino.

Durante a fiscalização, foi identificado o funcionamento de um centro de triagem irregular, sem os cuidados adequados com o meio ambiente. A guarnição lavrou um Termo Circunstanciado por crime de poluição e emitiu uma Notificação Ambiental com orientações para limpeza e regularização da área.

Em outra ocorrência, desta vez em Capão da Canoa, a Patram local, durante patrulhamento no bairro Zona Nova, flagrou um cativeiro ilegal de aves silvestres. No local, foram apreendidos cinco pássaros da fauna nativa — um coleirinho, dois trinca-ferros e dois azulões (macho e fêmea) — além de seis gaiolas. Um sexto trinca-ferro, que possuía anilhas de identificação, permaneceu com o proprietário.
A responsável foi autuada com um Termo Circunstanciado, e os animais apreendidos foram encaminhados conforme os trâmites legais.

As ações integram o trabalho contínuo do Comando Ambiental da Brigada Militar, também conhecido como “Braço Verde da BM”, na defesa da fauna, flora e no enfrentamento de crimes ambientais no território gaúcho.
Fonte/Foto: Comunicação Social do 1°BABM
