Brigada Militar identifica desmatamento ilegal em área de preservação permanente no interior de Osório

Brigada Militar identifica desmatamento ilegal em área de preservação permanente no interior de Osório

A Brigada Militar, por meio da Patrulha Ambiental (Patram) de Osório, atendeu na última segunda-feira (28/04), a uma solicitação do Ministério Público, que apontava um possível desmatamento irregular no interior do município. A denúncia foi encaminhada com base em alerta emitido pela plataforma MapBiomas Alerta, que monitora desmatamentos em tempo real.

A guarnição se deslocou até a localidade de Carrachi, onde atualmente há uma lavoura de arroz. Durante a inspeção ambiental, foi constatada a supressão de 2,13 hectares de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, em estágio médio e avançado de regeneração. A área afetada está situada em zona de preservação permanente (APP), às margens da Lagoa dos Índios.

No momento da fiscalização, o responsável pela propriedade não foi localizado. A equipe realizou contato com seu pai, que recebeu as orientações sobre a ocorrência. Um boletim de ocorrência ambiental foi confeccionado e será encaminhado ao Ministério Público, que dará seguimento à apuração do caso.

A ação reforça o compromisso do Comando Ambiental da Brigada Militar com a fiscalização e proteção dos recursos naturais em Osório e região.

Deixe um comentário